Turmas do CEDESP Vila Paulistana participam da Trilha Agroecológica no Prato Verde Sustentável

13/11/2025
Texto: Comunicação IDB
Fotos: Comunicação IDB

Atividade apresentou aspectos práticos da educação ambiental e da agroecologia, destacando a importância de um sistema de produção de alimentos equilibrado.

No dia 13 de outubro, as turmas dos cursos de Administração e Logística do CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana participaram da Trilha Agroecológica, no Prato Verde Sustentável, atividade que teve como proposta promover uma imersão na natureza e no saber agroecológico, para despertar a consciência ambiental e o contato direto com a terra.

A visita aconteceu na OSC Mutirão, onde está localizado o projeto Prato Verde Sustentável, na zona norte de São Paulo, com o deslocamento em ônibus dos educandos oferecido pelo idealizador do projeto pedagógico. Durante a trilha, os jovens vivenciaram um percurso guiado por uma horta agroecológica, aprendendo sobre práticas sustentáveis como compostagem, ciclo do alimento, sistemas de irrigação e uso de energias renováveis, proporcionando uma experiência educativa e sensorial e mostrando, na prática, como os alimentos são cultivados e incentivando uma nova percepção sobre o sistema alimentar e a sustentabilidade.

A atividade apresentou aspectos práticos da educação ambiental e da agroecologia, destacando sua importância para a construção de um sistema de produção de alimentos equilibrado e que integre as dimensões sociais, ambientais e econômicas.

O Prato Verde Sustentável atua desde 2013 promovendo ações voltadas ao combate aos desertos alimentares e ambientais, à produção de alimentos saudáveis e à formação cidadã. A trilha foi concluída com um almoço preparado com ingredientes cultivados nas próprias hortas, proporcionando uma vivência completa do plantio ao prato.

Integração entre os projetos
Em outubro, a equipe do Prato Verde Sustentável também visitou o CEDESP Vila Paulistana para a realização de uma ação prática de plantio de horta em caixas, com a participação ativa dos educandos. A atividade foi complementada com a recente experiência vivida na trilha, reforçando o aprendizado e fortalecendo o cultivo local como ferramenta pedagógica.

A Gerente do CEDESP Vila Paulistana, Pérola Barranco, destacou a importância da vivência: “Para os educandos do CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana foi de extrema importância essa participação, para que conhecessem melhor o território e a enxergar o potencial local, além de conectar os jovens com as atividades da Aliança Verde Salesiana, desenvolvidas localmente. (…) Os educandos comentaram que foi muito interessante perceber como pequenas ações podem gerar grandes impactos na sustentabilidade e na preservação da natureza (…).”

Notícias
Notícias relacionadas
02/10/2023
Cardeal Ángel Fernández Artime celebra sua 1ª missa
O Reitor-Mor dos Salesianos, agora Cardeal Ángel Fernández Artime, celebrou sua primeira Missa como Cardeal na Basílica Salesiana do ‘Sacro Cuore’ (Sagrado Coração de Jesus), em Roma
09/01/2023
CRB divulga nota oficial sobre atos ocorridos em Brasília
A Conferência dos Religiosos do Brasil divulgou nesta segunda-feira, 9, uma nota oficial em manifestação aos ataques realizados em Brasília no último domingo, dia 8
19/09/2023
Encontro Inspetorial da ADMA: Renovando o Carisma de Maria Auxiliadora
Momentos de Reflexão, Espiritualidade e Compromisso na Família Salesiana de São Paulo