Primeiro Encontro Presencial da ADMA na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida é marco de fé e formação salesiana

24/11/2025
Texto: com informações BAP
Foto: BAP

Participantes contaram com a assessoria da ADMA de São José dos Campos - SP e o apoio da ADMA Alto da Lapa e Bom Retiro, na capital paulista.

No dia 16 de novembro, após a Assembleia anual da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo, ocorreu o primeiro encontro presencial da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), na sede inspetorial. Participaram 15 Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e uma Noviça, que fortaleceram sua vivência do carisma salesiano e a devoção a Maria Auxiliadora.

Fundada por São João Bosco, fundador das FMA, a ADMA nasceu como um espaço para expressar agradecimentos a Deus pela intercessão e proteção de Maria Auxiliadora na missão de Dom Bosco, dos educadores e dos jovens. O encontro foi promovido pelo Âmbito da Família Salesiana da BAP, responsável também por grupos como os Salesianos Cooperadores e os Ex-alunos/as das FMA.

As participantes contaram com a assessoria de Tânia da Costa Esteves de Campos, da ADMA de São José dos Campos (SP), com o apoio de Maria Inês Valente e Maria de Fátima Mota Fernandes, ambas da ADMA Alto da Lapa e Bom Retiro, na capital (SP).

Para a Irmã Ercilde Moratelli, responsável pela ADMA na BAP, “foi emocionante ver a leveza e a alegria das assessoras em serem ‘admistas’, que cultivam a missão de amar, imitar e divulgar a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora através do testemunho de vida e da distribuição de medalhas, santinhos e terços a quem demonstra abertura espiritual, católica e mariana”.

Irmã Claudete Ferreira, da comunidade de Rio Pardo (RS), qualificou o encontro como “uma oportunidade significativa de aprofundamento sobre a Associação”. “A assessora Tânia e a presença dos membros da ADMA surpreenderam com o testemunho de vivência do carisma e compromisso cristão. Penso que criar e acompanhar os grupos da ADMA é dar oportunidade aos leigos de terem uma formação mais aprofundada e uma vivência mais autêntica da fé. E, a partir desta experiência, tornarem-se multiplicadores. É também aumentar as forças na divulgação da Devoção a Nossa Senhora Auxiliadora e expansão do carisma, de forma especial onde as FMA não podem estar por diversas circunstâncias”, concluiu Irmã Claudete.

As organizadoras do evento afirmaram que este primeiro encontro presencial da ADMA abre uma nova janela para que as Irmãs possam realizar eventos semelhantes como os dos grupos dos Ex-alunos e dos Salesianos Cooperadores presentes em toda a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, ampliando a missão e a presença da Família Salesiana.

Esta iniciativa reforça o compromisso da ADMA em ser um caminho de santificação e apostolado dentro do carisma salesiano, promovendo a fé e a devoção mariana na vida cotidiana e na missão educativo-pastoral das comunidades FMA.

Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
28/01/2026
Processo Diocesano da Causa da Serva de Deus Antonieta Böhm é reconhecido
Comunicação da validade do processo diocesano foi feita pelo Dicastério das Causas dos Santos. Processo Diocesano foi realizado na Cúria Episcopal de Cuautitlán, no México.
01/02/2023
Centro de Espiritualidade Juvenil Salesiana recebe retiro no mês de janeiro
Onze jovens, entre eles vocacionados, aspirantes e pré-noviços participaram do Retiro Valdocco no Complexo Liceu Coração de Jesus
13/02/2023
Noviciado Salesiano realiza 1º retiro de 2023
O tema central do retiro foi a essência da vida religiosa, o aprofundamento na compreensão da vida em comunidade e o seguimento de Jesus Cristo