Reitor do UNISAL coordena sessão no maior Congresso Internacional de EaD das Américas

30/04/2026
Texto: com informações UNISAL
Fotos: UNISAL

Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior representou a instituição no CIAED 2026, em João Pessoa, debatendo bibliometria e educação corporativa.

O reitor do UNISAL, Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior, participou do 31º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED 2026) como coordenador de sessão científica, representando a instituição no principal evento da área na América Latina. O congresso aconteceu de 27 a 30 de abril de 2026, em João Pessoa (PB), reunindo educadores, pesquisadores, gestores e estudantes do Brasil e do exterior sob o tema “Educação Digital, Híbrida e a Distância em Transformação”.

No dia 30 de abril, último dia do evento, o Prof. Duílio Fabbri Júnior coordenou a Sessão de Comunicação da Trilha 1 – “Teorias e Sistemas: Bibliometria e Educação Corporativa”. A sessão reuniu pesquisadores para debater produções científicas sobre educação a distância em contextos corporativos, tema de crescente relevância no cenário brasileiro da educação profissional e continuada.

A participação do reitor no CIAED 2026 reforça o protagonismo do UNISAL nas discussões que moldam o futuro da educação superior no país. O congresso registrou, nesta edição, um número recorde de submissões de trabalhos, incluindo um aumento expressivo de artigos em inglês e espanhol, evidenciando o caráter cada vez mais internacional do evento e a vitalidade da pesquisa em educação digital.

O CIAED 2026 marcou também um momento estratégico para o setor: o Brasil atravessa o processo de implementação do novo marco regulatório da EaD, tornando o diálogo entre instituições de ensino, pesquisadores e formuladores de políticas públicas ainda mais necessário. Nesse contexto, a presença de gestores universitários, como o reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) em espaços como este, vai além da representação institucional: é contribuição concreta para a construção de uma educação a distância mais qualificada, ética e acessível.

O UNISAL, instituição com nota máxima no MEC, tem investido continuamente na qualidade e na inovação de seus modelos de ensino, integrando metodologias digitais e híbridas à sua proposta de formação integral. A participação no CIAED é mais uma expressão desse compromisso com a atualização permanente e com o diálogo acadêmico de alto nível.

A presença do UNISAL em congressos científicos internacionais reflete o que Dom Bosco chamava de “razão”: a convicção de que uma educação verdadeira exige rigor intelectual, abertura ao novo e responsabilidade com o saber. Coordenar pesquisas, debater políticas e dialogar com educadores de todo o mundo é, também, uma forma de servir aos jovens, às famílias e à sociedade.

Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
20/01/2026
Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, oficializa novo diretor pedagógico
Posse foi realizada no dia 19 de janeiro, durante celebração eucarística que marcou o início da Semana de Planejamento 2026 nas escolas salesianas na cidade.
22/07/2023
Vila Paulistana Celebra 22 Anos de História e Diversidade
Instituto Dom Bosco, Unidade Vila Paulistana, comemora mais um ano de história e realiza festa repleta de atividades e emoções
15/02/2023
CCA Provim – Bom Retiro participa de oficinas circenses no 13º aniversário da Biblioteca de São Paulo
Malabarismos, intervenções ilusionistas e o espetáculo “duelo de talentos” foram desenvolvidos durante a festa