“Forma Social Regional Paulista” reúne colaboradores e fortalece trabalho em rede nas obras sociais

04/05/2026
Texto: com informações da Ação Social
Fotos: Giuliano Celms

Reunindo 116 participantes, encontro em Campinas - SP promoveu formação em salesianidade, comunicação e saúde mental aos colaboradores.

No dia 24 de abril, a Obra Social São João Bosco, em Campinas – SP, acolheu o “Forma Social Regional Paulista”, reunindo 116 colaboradores das obras sociais salesianas de Campinas, Araras, Americana e São Carlos, em um dia marcado por formação, partilha e construção coletiva.

O encontro teve início com um momento de acolhida e integração, para favorecer a aproximação entre os participantes e a preparação do ambiente para as atividades. Na abertura, foi destacada a importância do evento como resposta às demandas identificadas na pesquisa organizacional de 2025, especialmente nos temas de comunicação, feedback e saúde mental.

Salesianidade
O grupo participou da formação voltada à salesianidade, com o Padre Rafael Galvão, refletindo sobre o tema “Ver, Escutar, Escolher e Agir”, reforçando o compromisso com a missão educativa e pastoral. Na sequência, foi realizada a formação sobre feedback e comunicação assertiva, conduzida por Rosângela Melatto, com atividades práticas e trabalhos em grupo, os quais estimularam a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades para o cotidiano profissional.

Formação sobre Saúde Mental
O encontro aprofundou o tema da saúde mental, em formação conduzida pelo professor Jefferson de Oliveira Bertholini, do UNISAL Campinas, com dinâmicas e reflexões que ressaltaram a importância do cuidado emocional, especialmente àqueles que atuam diretamente no cuidado com o outro.

O “Forma Social Regional Paulista” foi finalizado com a avaliação e a integração, reforçando o sentimento de pertencimento e de colaboração entre as equipes. A construção coletiva do evento, com a participação ativa das obras sociais na organização de cada detalhe, evidenciou o trabalho em rede e o compromisso com a missão de educar, de acolher e de transformar vidas.

Notícias
Notícias relacionadas
04/04/2025
PJS realiza Cursos de Liderança e renova compromisso com a juventude
Encontros realizados em diferentes regiões promoveram os valores cristãos e o trabalho em equipe.
23/06/2026
Visitas Extraordinárias do Conselheiro Geral para a América Cone Sul fortalecem a comunhão e a missão salesiana nas presenças da Inspetoria de São Paulo
Ao longo de sua passagem pelas comunidades salesianas do Estado de São Paulo, Padre Héctor Gabriel Romero promoveu encontros de escuta, animação carismática e acompanhamento pastoral junto a salesianos, leigos, jovens e membros da Família Salesiana.
30/09/2026
6º Encontro Vocacional Evangelho & Vida reúne jovens para formação e discernimento
Realizado no CEJUS, em São Paulo - SP, encontro reuniu 15 vocacionados de diferentes cidades da Inspetoria em uma programação dedicada à reflexão sobre o chamado vocacional e o seguimento de Cristo.