A cerimônia aconteceu no Vaticano, 9, e contou com a presença dos cardeais, bispos, sacerdotes e missionários salesianos
No último domingo, às 5h no horário de Brasília, a Igreja Católica proclamou santo o primeiro salesiano coadjutor, Artêmides Zatti. Durante a celebração, o bispo João Batista Scalabrini também foi canonizado.
LEIA MAIS
IDB engaja jovens e adultos em desafio sustentável
Ao falar sobre a trajetória de Artêmides, Papa Francisco destacou que o santo foi um exemplo vivo de gratidão e, quando curado da tuberculose, dedicou sua vida a favorecer o próximo e a cuidar com amor e ternura dos doentes. O Pontífice lembrou que viram Zatti carregar aos ombros o corpo de um dos seus doentes.
“O irmão salesiano Artemide Zatti, com a sua bicicleta, foi um exemplo vivo. Cheio de gratidão por tudo o que havia recebido, quis dizer o seu ‘obrigado’, ocupando-se das feridas dos outros”, continuou.
No final da celebração, Francisco rezou a oração mariana, do Angelus. Ele também saudou os cardeais, bispos, sacerdotes e, especialmente, os missionários e missionárias de São Carlos Borromeu e os Irmãos Salesianos Coadjutores. Por fim, saudou e agradeceu as delegações oficiais.
Presença Salesiana
Durante o encontro da Família Salesiana com o Papa Francisco, o Reitor-Mor, Ángel Fernández Artime, destacou que 600 salesianos, do mundo inteiro, estavam presentes para a canonização de Artêmides Zatti.
O inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini, da Inspetoria Salesiana de São Paulo, o Padre Pedro André, atualmente em Roma, e os irmãos Marcelo Oliveira Santos, Vitor Aladic de Melo, Eduardo Toledo de Melo, Felipe Olsen Fernandes e Antonio Carlos Martins estiveram presentes.
Segundo o Padre Pedro André, foi um dia de festa. De acordo com ele, testemunhar a santidade de dois novos santos é uma graça de Deus e estar em Roma, no momento da canonização de um salesiano, é sentir a importância da santidade na vida dos cristãos.
“Artêmides Zatti nos convida a sermos pessoas boas, que se preocupam com os outros e servem a Deus, além daqueles que precisam de ajuda”, concluiu o padre.
Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Informações – Vatican News PT
Imagens – DonBoscoParaguay e Agência Reuters