No último sábado, dia 29 de outubro, a unidade Bom Retiro do Instituto Dom Bosco esteve de portas abertas para a realização de mais uma edição da Exposição Técnica e Cidadania, amostra que apresenta as atividades realizadas pelas crianças, jovens e adultos durante o ano e o semestre.
Neste dia, estiveram presentes mais de duas mil pessoas, representantes das unidades Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Cidade Ademar do Instituto Dom Bosco (IDB).
A visita e interação das atividades gratuitas foram oferecidas aos educandos, familiares e a comunidade do entorno, que tiveram a oportunidade de visitar os estandes, assistir às apresentações no palco e teatro, além de usufruir de serviços como exame de vista oferecido pelas Óticas São José.
Além disso, a EXPO também abordou os 30 anos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) em São Paulo.
TALENTO NA PRÁTICA
Os parceiros do IDB também estiveram presentes para um café especial, que junto a exposição mostrou muito além dos números. O bazar solidário também vendeu itens com preços a partir de R$0,50 centavos. O curso de Auxiliar Administrativo do CEDESP Vila Paulistana promoveu o projeto “Dom Doçuras”, e vendeu geladinhos gourmet e cones recheados.
A exposição, que transforma teoria em prática, contou com a participação de educadores, educandos, voluntários, Grupo de Ação Missionária (GAM), familiares, amigos da obra e visitantes.
Além dos estandes, os serviços de apoio, como o Núcleo de Encaminhamento Profissional (NEP), foram apresentados pelos jovens do Programa Jovem Aprendiz e da turma da Aliança Verde de Dom Bosco.
VISÃO PROFISSIONAL
A exposição também contou com a mostra de trabalhos de conscientização das crianças na odontologia com a dentista Ana Cláudia.
Já Monique Carvalho, psicóloga, integrou a turma de Recursos Humanos do CEDESP Bom Retiro, somando com seus conhecimentos às diversas vertentes da área, como teste vocacional.
No quesito sustentabilidade, a turma do Aliança Verde apresentou a captação de materiais recicláveis como pilhas e baterias, lacres, tampas plásticas e mostrou na prática como converter o óleo usado em sabão.
CULTURA
Os estandes ofertaram cultura, conhecimento e prática, dentre eles, o Maculelê, com direito a pinturas corporais, macramê em chaveiro, orientações de currículo, circuito animado com tecnologia.
“Vivenciar uma EXPO no IDB é sempre motivo de alegria e orgulho. É desafiador o que antecede, parece que não vai dar tempo, mas no fim, é apresentado um belíssimo trabalho, repleto de protagonismo. É sempre o máximo ver os educandos apresentando, com seriedade e carisma. Contar com a presença das famílias, interagindo, participando também é o máximo. A diversidade de jeitos, idades entre os atendidos que vai de 6 até acima de 60 anos e conseguir agremiar todos é mesmo um sonho. Parabéns galera, que venham as próximas.”, declarou Fabiana Santello, Comunicação.