EXPO 2024, do IDB, apresenta tecnologia, criatividade e inovação

11/11/2024
Autor desconhecido

A exposição do evento, que transforma teoria em prática, contou com a participação de educadores, educandos, do Grupo de Ação Missionária (GAM), de voluntários, familiares, amigos da Obra e visitantes.

No dia 26 de outubro, o Instituto Dom Bosco Bom Retiro abriu as portas para a realização de mais uma edição da EXPO – “Exposição Técnica e Cidadania” – 2024, que teve como tema a estreia Salesiana:  “O Sonho que faz Sonhar”. Assim como nos anos anteriores, o objetivo foi o de apresentar as atividades realizadas durante o ano pelas crianças, jovens e adultos atendidos.

Com visitação e interações gratuitas, estiveram presentes no evento mais de mil pessoas da própria sede, e também das unidades Vila Paulistana e Castelinho Cidade Ademar, além dos educandos, familiares e a comunidade do entorno, que puderam visitar os estandes, assistir as apresentações, além de usufruir de serviços gratuitos, como o exame de vista oferecido pelas “Óticas São José”. Os Serviços de Apoio, como o Núcleo de Encaminhamento Profissional (NEP), apresentado pelos jovens do Programa Jovem Aprendiz IDB, e a turma da Aliança Verde de Dom Bosco, também marcaram presença.

Já a exposição do evento, que transforma teoria em prática, contou com a participação de educadores, educandos, do Grupo de Ação Missionária (GAM), de voluntários, familiares, amigos da Obra e visitantes, além do apoio do “Bazar Solidário” – com a realização da venda de itens, e da disposição da Praça de Alimentação, que uniu projetos e sabores, como o caso da turma do curso de Auxiliar Administrativo do CEDESP VP – com o apoio do grupo “Turim Bolos”, ao vender bolos de pote para o público presente. Na ação, os atendidos trabalharam ainda conceitos de estrutura organizacional de uma empresa e a dinâmica de um fluxo de caixa, com precificação de produtos, despesas e receitas, markup e margem de lucro.

Visitantes e atendidos participam das atividades da EXPO 2024, no IDB.

A responsável pela Biblioteca, Aline Candido, realizou uma oficina de marcadores de página personalizados, que se somou, no quesito sustentabilidade, à turma da “Aliança Verde de Dom Bosco”, que apresentou o resultado da captação de materiais recicláveis, como pilhas e baterias, lacres, tampas plásticas, além de divertir o público com brinquedos recicláveis – feitos em oficinas com as crianças, e com a separação de algumas amostras de produções da horta do projeto. Na mostra de trabalhos das crianças, foi apresentada uma ação de conscientização na área da odontologia, com apoio da dentista Ana Cláudia, e da psicóloga Monique Carvalho, que interagiram com os participantes.

No campo da ação e conscientização social, a turma do MSE realizou uma intervenção, para mostrar que “adolescente é adolescente” e que frases preconceituosas pouco tem a ver com a realidade, vontade e crescimento dos atendidos; a intervenção foi precedida das apresentações artísticas, como dança e muita música.

O CEDESP VP concluiu as apresentações da EXPO com a performance “Nos Nossos Sonhos, Estão os Nossos Talentos”, entregando, ao término, uma muda de planta da horta da Vila aos visitantes do evento. Ainda rolou um sorteio, promovido pelas “Óticas São José”, de alguns óculos de sol, além da confecção e distribuição de brindes confeccionados pelos estandes, como chaveiros, balas, marcadores de páginas, entre outras lembranças. 

Clique aqui para ver todas as fotos https://bit.ly/3YJSMok

Com informações e fotos: Marketing | Instituto Dom Bosco

Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
02/06/2026
Encontro Vocacional Evangelho & Vida reúne jovens de diferentes cidades no CEJUS, em São Paulo
Realizado nos dias 30 e 31 de maio, o encontro proporcionou momentos de espiritualidade, convivência fraterna, formação e aprofundamento vocacional para jovens interessados na vocação salesiana.
21/01/2026
Ação Missionária Salesiana envolve quase 400 jovens, em missão evangelizadora em 11 cidades
Projeto fortalece o protagonismo juvenil e a vivência do carisma salesiano dentro dos Grupos de Animação Missionária e coloca os dons da juventude a serviço da Igreja.
15/08/2025
Ação Social da ISSP lança Relatório 2024
Novo formato apresenta um panorama geral da atuação da Inspetoria, evidenciando a força coletiva das nossas obras sociais.