Nos dias 12 e 13 de março, durante a “Semana de Valorização das Mulheres que Fizeram História”, os alunos do Ensino Fundamental 2, nas turmas de 6º a 9º anos, do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Americana, participaram de atividades organizadas pela psicóloga Maria Antônia e pela orientadora educacional Paula Parolin, com o objetivo de celebrar a contribuição de mulheres notáveis, tanto brasileiras quanto internacionais, em áreas como arte, ciência, cultura e sociedade.
Uma das principais atividades foi a construção da “Árvore da História”, na qual os alunos montaram uma árvore simbólica, com o tronco representando mulheres históricas, como: Maria Quitéria, Dandara e Tarsila do Amaral, e com cada folha da árvore dedicada a uma mulher importante na vida de cada aluno, destacando o impacto delas no tempo presente. Ao final, a reflexão sugeriu ainda que as “flores e frutos” dessa árvore representassem os próprios estudantes, simbolizando o legado dessas mulheres na formação da sociedade atual.

Os adolescentes participaram também de uma oficina na qual conheciam mulheres importantes para a construção do mundo atual e as localizavam em uma linha do tempo. Figuras históricas como Sojourner Truth, uma abolicionista e defensora dos direitos das mulheres, cujo famoso discurso “Não sou eu uma mulher?” continua relevante, ao destacar a luta pela igualdade de gênero e a superação do racismo, temas ainda atuais na sociedade.
As oficinas promoveram uma reflexão profunda sobre a importância das mulheres na construção do mundo em que vivemos, inspirando os alunos a valorizarem as contribuições femininas ao longo da história.
Essas atividades enriqueceram o entendimento dos alunos sobre a importância de reconhecer e celebrar as mulheres que transformaram a história, além de inspirá-los a seguir em frente na luta pela igualdade.