Nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, reuniram-se no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo, aproximadamente 30 representantes – salesianos, salesianas e assessores(as) de pastoral – para acertar os últimos detalhes do Encontro Festivo da AJS – FEST 2025 – que comemora 25 anos este ano.
O FEST 2025 acontecerá no dia 18 de outubro, no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo, das 10h30 às 20h00. Este ano, além de comemorar os 25 anos de existência e de confraternização da juventude das pastorais salesianas FMA e SDB, o FEST trabalha o tema da Estreia 2025 “Ancorados na Esperança, peregrinos com os jovens”.
A reunião começou com a acolhida do diretor P. José Adilson Morgado e da diretora pedagógica do colégio Prof.ª Gislene M. M. Naxara. Destaca-se a fala da diretora sobre a alegria de acolher os jovens, o significado da vigília no FEST, testemunho de fé e os 25 nos do FEST que fortalece a nossa fé e a fé dos jovens. “A missão é a educação”, reforçou a diretora. A diretora colocou a Comunidade Educativo-pastoral a disposição de apoiar a todos no FEST 2025.
O P. José Adilson Morgado acolheu a todos e reforçou a necessidade de animar e falou sobre a expectativa em receber os jovens. Destacou que um projeto que tem 25 anos demonstra a importância que ele possui e a beleza do projeto. “O FEST ocorre porque é a nossa missão de estar com os jovens, não pelo sucesso”, enfatizou o diretor. Um projeto comungado com as Salesianas e a importância desta comunhão. Abordou a organização do FEST no colégio muito positiva. Resgatou a história do Sacrassom que era um momento de música que foi inserido no FEST e todos os esforços e toda a dedicação nesta organização.
Posteriormente, a acolhida dos diretores, a pastoral local encaminhou os participantes para a capela do Santa Teresinha, onde ocorreu uma singela celebração organizada pela pastoral do Santa Teresinha com Adoração ao Santíssimo, presidida pelo P. Tiago Eliomar Gonçalves de Morais.
Ao retornar para a sala de reuniões, justificamos a ausência do P. Cláudio Andrade Motta que está em Campos do Jordão em um momento de Salesianidade com os(as) educadores(as) e da Ir. Teresa Cristina Pisani Domiciano, que está em Roma representando as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
Os(as) participantes foram acolhidos com a música da Vanessa da Mata “Esperança”, iniciando um processo de resgate da temática do FEST “Ancorados na Esperança, peregrinos com os jovens”. Hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, houve um aumento de 43% no número de suicídios no Brasil e 81% de suicídios entre os jovens de 15 a 29 anos. Isto nos faz perguntar? Qual é o nosso papel como adultos, como educadores, como pastoralistas? É ajudar o jovem a desistir diante de tantas crises (crises pessoais, crise política, crise social, crise humanitária, crise de informação com as notícias terríveis e o terror da comparação na internet) ou fazê-lo acreditar que onde houve 0,0001% de possibilidade de mudança é lá que se deve estar? Onde, em algum momento da vida, acreditamos que não há saída? E quando ficamos pessimistas a ponto de não passar para o jovem a importância da vida mesmo com seus desafios?
Não há carisma salesiano sem esperança porque quem trabalha com o carisma não quer acertar a todo o momento, quer viver. Quem trabalha com o carisma produz vida. Como diz Dom Bosco “a vida é um presente de Deus, e o que fazemos com ela é um presente nosso a Ele”.
Para reforçar o tema do FEST tão importante neste setembro amarelo, passou o vídeo da Viviane Mosé, psicóloga, psicanalista, filósofa e poetisa, sobre a necessidade de “Esperançar” para a nossa juventude. Um momento de reflexão forte para as pastorais locais onde ela demonstra que só há duas escolhas a fazer: esperançar ou destruir. Qual caminho se deve escolher junto a juventude? Não tem jeito: por amor a juventude, esperançar. No fim da dinâmica e da reflexão, cada participante agradeceu o participante ou a participante do lado por “produzir vida em sua vida, porque quem vive pelo carisma salesiano, não tem problema em errar, tem problema em não viver… e onde tiver 0,0001% de chance de mudança da sociedade e lá que a pastoral sempre estará gritando esperança”.
Depois deste momento rico foi passado as responsabilidades, uma por uma. O FEST é um esforço coletivo e existe há 25 anos graças ao trabalho conjugado entre FMAs e SDBs e todo o esforço das pastorais locais em realizá-lo. Como todos os anos, o empenho é sensacional. Todas as pastorais envolvidas, criando, auxiliando e contribuindo na missa, na acolhida, na animação, na vigília, na feira vocacional, nas confissões, nas modalidades de fotografia, de banda, de teatro, de danças, nos esportes, nas oficinas interativas, no skate, na Adoração ao Santíssimo, na praça de alimentação, na organização do guarda-volume, no vídeo convite, na produção da camiseta e do cartaz, na transmissão, na cabine 25, enfim, em todas as atividades.
Destaca-se nesta organização a mudança de horário para as comemorações dos 25 anos. O FEST 2025 começará às 10h30 e terminará às 20h. Um reforço na questão do atendimento a saúde com a colaborações dos profissionais de saúde que as presenças voluntariamente trarão e a apresentação da ficha de saúde e o reforço das orientações dadas aos jovens sobre alimentação, sobre o objetivo do FEST e sobre o comportamento na missa e nas atividades. Também um reforço de apoio da equipe de organização do FEST à pastoral salesiana do Colégio Salesiana Santa Teresinha que recebe gentilmente o projeto em suas dependências.
Lembrar é preciso! E não foi diferente na reunião. A equipe de organização da reunião apresentou o vídeo o FEST que foi produzido em 2007 com imagens de 2004, 2005 e 2006 produzido na época pela Rede Rua. Um momento de recordar momentos e pessoas que fizeram parte desta história dos 25 anos tão bonita, ajudando a “esperançar” diante de tantos desafios. Posteriormente, a este vídeo foi apresentado o Vídeo-convite produzido pela presença de Lorena, convidando a todos a descer na estação FEST 25 anos.
Em agradecimento por parte das Salesianas e dos Salesianos neste esforço coletivo, foi feito um abraço simbólico entre todos por estes 25 anos em prol da realização do FEST. Um momento de alegria, de confraternização de todo o trabalho de pastoral, de evangelização do ano.
Agradecemos também a presença da Ir. Gisele Rodrigues Coelho e da colaboradora leiga Isadora Lina Prudente Pinto que representa a Ir. Teresa Cristina Domiciano na organização do FEST, auxiliando e apoiando em todos as demandas.
Finalizou a reunião com uma bênção final com o P. Tiago Eliomar Gonçalves de Morais, Delegado Inspetorial para as Missões e encarregado da animação vocacional (PJS).
A equipe de coordenação FMA e SDB agradece todos os grupos envolvidos na organização do FEST 25 anos, sedes inspetoriais e suas comissões de pastoral, a artes criadas e produzidas pelas comunicações inspetoriais, e agradece em especial, todas as pastorais locais que fazem mais um ano de história do FEST.