A iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, criada pelo professor Wagner Garcia Siqueira, que atualmente leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, foi reconhecida como uma das 100 inovações educacionais mais impactantes e escaláveis do mundo para a edição de 2026 do catálogo da HundrED, organização global, com sede na Finlândia, que identifica e divulga práticas transformadoras em educação. O anúncio foi feito no dia 11 de novembro.
Agora, os 100 projetos selecionados em todo o mundo serão apresentados durante 100 dias na plataforma da HundrED. O projeto do professor Wagner, deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026. Os trabalhos selecionados neste ano, para o catálogo do ano que vem, são de 52 diferentes países e beneficiam 63 milhões de estudantes ao redor do planeta.
Com mais de 31 anos de experiência no ensino de língua portuguesa, Wagner celebra o reconhecimento internacional do projeto, desenvolvido com alunos da rede pública: “O fato de nós sermos reconhecidos internacionalmente nos mostra justamente a conexão que uma prática do Brasil está sendo vista por outros profissionais, por outros educadores e especialistas ao redor do mundo e isso nos dá uma sensação maravilhosa”, afirma o professor Wagner.

Ex-educando, ex-oratoriano e membro da Paróquia Nª. Sª. Aparecida
O professor Wagner Garcia Siqueira tem uma relação antiga com a Obra Social Dom Bosco de Itaquera e fez questão de agradecer ao Padre Rosalvino Morán Viñayo, precursor da presença salesiana na região, por toda a contribuição na sua trajetória:
“Gratidão. Essa é a palavra que desejo expressar ao Padre Rosalvino e à Comunidade Salesiana de Itaquera por todo o trabalho em prol da educação de crianças, jovens e adultos na periferia da cidade de São Paulo, por meio da Obra Social Dom Bosco. Sou filho dessa Obra, que impactou decisivamente minha carreira como professor, pois aprendi que “educação é coisa do coração”, segundo Dom Bosco. Foi uma enorme alegria poder anunciar ao amado Padre Rosalvino que o Projeto ‘Penso, Logo Escrevo’ – Project ‘I think, therefore I write’ foi reconhecido pela Fundação HundrED, da Finlândia, como uma das iniciativas mais inovadoras, impactantes e escaláveis, sendo selecionado para integrar a Coleção Global 2026”.
Sobre o projeto
Criado há 21 anos, o “Penso, Logo Escrevo” nasceu da percepção de Wagner sobre a insegurança dos estudantes diante das avaliações que exigiam produção textual. A partir disso, o professor decidiu transformar o ensino da escrita em um processo colaborativo, no qual os alunos participam ativamente da escolha dos temas à correção dos textos.
O método é dividido em cinco etapas:
1. Os estudantes se reúnem em grupos para sugerir temas;
2. As propostas são levadas à votação geral da turma;
3. Cada aluno produz sua redação;
4. O professor realiza a correção individual; e
5. Por fim, acontecem leituras públicas, primeiro em sala e depois para toda a escola, em um evento anual.
Além de preparar os alunos para o Provão Paulista, Enem e vestibulares, o projeto “Penso, Logo Escrevo” tem como foco principal desenvolver a expressão e o domínio da linguagem.
“A importância de projetos como o ‘Penso, Logo Escrevo’ serem reconhecidos, é mostrar para os professores do Brasil e do mundo o trabalho que é feito na prática. Um trabalho que é fruto de uma prática concreta, uma ação que responde a um desafio que é justamente fazer com que a educação se desenvolva e que o aluno aprenda mais”, destaca Wagner.
O passo a passo de implementação do projeto agora está disponível na plataforma da HundrED, permitindo que escolas do mundo todo conheçam e repliquem a iniciativa.
Atualmente, Wagner leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, zona leste de São Paulo, mas o projeto já passou por outras unidades, como a Escola Estadual Professora Ruth Cabral Troncarelli e a Escola Estadual Jardim Iguatemi.
O reconhecimento internacional soma-se a outras premiações conquistadas pelo educador ao longo da carreira, entre elas o Prêmio Professores do Brasil (MEC, 2009) e o 4º lugar na V Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa, promovida pelo Sesc de Belo Horizonte em 2005.
Antes de chegar aos 100 melhores projetos do ano, o professor já inspirava outras aulas. O “Penso, Logo Escrevo” é realizado pelas professoras Ingrid Soma, da Escola Estadual Sumie Iwata, também localizada na zona leste, e Geane Kênia, da Escola Estadual Professor Bicalho, localizada na cidade de Grão Mogol, em Minas Gerais, e foi estudado na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, na disciplina de planejamento e avaliação, com a professora doutora Milene Bazarim, do curso de letras.
HundrED
A HundrED é uma organização global e sem fins lucrativos, originária da Finlândia, cuja missão é identificar, pesquisar e compartilhar inovações impactantes na educação em todo o mundo, de forma gratuita.
Seu principal objetivo é ajudar a educação a evoluir, conectando educadores e inovadores para que as melhores práticas e projetos possam ser implementados em mais escolas e impactar positivamente o maior número possível de alunos.