O Ano Formativo de 2026 foi iniciado nas Casas de Formação Salesianas de São Paulo, recebendo novos grupos de jovens que sentiram o chamado de Deus e decidiram seguir o exemplo de Dom Bosco. Vivendo em comunidade, eles se dedicam à educação, à evangelização e ao serviço ao próximo, caminhando rumo à vida religiosa salesiana.
A caminhada salesiana passa por quatro grandes etapas formativas, cada uma com sua importância e especificidade na construção da vocação religiosa: Aspirantado e Pré-noviciado; Noviciado; Pós-Noviciado; e Teologado.
Cada abertura do Ano Formativo aconteceu em dias distintos, acompanhando a chegada das novas turmas e a composição das comunidades formativas. Todos esses jovens, cada um em sua etapa de formação, estão se preparando para, no futuro, serem salesianos irmãos ou salesianos presbíteros.


No dia 4 de fevereiro, teve início a experiência formativa do Curatorium do Pós-Noviciado, na cidade de Lorena – SP, que oferece um espaço para o compartilhamento de experiências e enfatiza o compromisso com o carisma salesiano.
No dia 5 de fevereiro, foi iniciada na Lapa, em São Paulo – SP, a etapa de formação específica aos candidatos ao Presbiterado. Neste ano, a comunidade religiosa contará apenas com os Diáconos, estudantes do 4º ano de Teologia, após a transferência da casa de formação para a cidade de Curitiba – PR, na Inspetoria Salesiana São Pio X.
No dia 7 de fevereiro, em São Carlos – SP, teve início as etapas do Aspirantado e do Pré-Noviciado. Vivendo em comunidade, eles se dedicam à educação, à evangelização e ao serviço ao próximo, caminhando rumo à vida religiosa salesiana. Juntaram-se ao grupo os aspirantes Gabriel e Victor, que realizaram as suas experiências, respectivamente, em Cruzeiro – SP e no Jardim Nordeste, São Paulo – SP.
E você? Já pensou em ser salesiano? A vida religiosa é um caminho longo, mas também um caminho de santidade e felicidade. Se você sente esse chamado, talvez seja o momento de dizer sim e dar o primeiro passo rumo a uma vida de entrega e amor ao próximo.
Que São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora intercedam sempre por toda a comunidade formativa.