Com o objetivo de fortalecer as capacidades e o trabalho em rede, ocorreu na Bolívia o 1º Workshop do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para as Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento (SPD) e Centros de Formação Profissional (CFP) das Américas Central e do Sul. Foram 59 participantes reunidos entre 17 a 21 de setembro, de 21 países e 17 inspetorias salesianas. Os oito participantes que representaram o Brasil foram:
Ir. Silva Aparecida da Silva (FMA), Diretora Executiva da RSB-Social
Ir. Dorcelina Rampi (FMA), Ecônoma Inspetorial do Polo BSP
Pe. Alberto Rypel (SDB), Ecônomo Inspetorial do Polo BMA
Pe. Sławek Drapiewski, Responsável pela SPD do Polo BMA
Rosemeire Gomes, Gestora de Projetos FMA e Animadora do Polo BSP
Ana Lúcia da Silva Batista, Gestora da Obra Social São João Bosco de Campinas SDB BSP e Animadora de Polo BSP
Julia De Paolis Amim, Assessora de Planejamento da SPD do Polo BSP
Cristiane Vitale de Melo, Diretora Executiva da Obra Social Dom Bosco, de Itaquera SDB, Polo BSP
No total, serão quatro workshops de aprendizagem mútua e aplicação de metodologia de trabalho colaborativo moderno com a finalidade de contribuir para os processos de promoção e desenvolvimento integral dos grupos de jovens vulneráveis beneficiários das obras salesianas da América do Sul e Central. O próximo evento será em fevereiro, na cidade de São Paulo.
Os temas dos workshops são:
Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento (SPD): planejamento estratégico e gestão de qualidade, gestão de projetos, incidência política e eixos transversais
Centros de Formação Profissional (CFP): desenho, planejamento e avaliação-planos formativos por competência, ferramentas para o acompanhamento psicossocial e laboral dos jovens, gestão de qualidade e compartilhamento de boas práticas.
RSB Social com informações de Julia de Paolis Amim, Assessora de Planejamento da SPD BSP