No dia 11 de outubro, o Centro de Educação Infantil (CEI) Coração de Jesus, localizado no bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo, comemorou três décadas de dedicação ao cuidado e a educação de crianças. Para celebrar essa trajetória, a instituição realizou uma festa temática inspirada no circo, que envolveu toda a comunidade escolar. Educadoras, colaboradores e crianças participaram ativamente da celebração, que também contou com a presença da direção da unidade, da supervisão escolar e da direção pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
As festividades se estenderam para a área externa, em alusão ao Dia das Crianças, transformando a sexta-feira em um dia repleto de diversão. Brinquedos infláveis foram disponibilizados para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e os estudantes se divertiram com atividades como futebol de sabão e brincadeiras com água. A alegria tomou conta das crianças, que puderam brincar, cantar e dançar em um ambiente festivo e acolhedor.
Parcerias sólidas e o compromisso com a educação infantil
Para o Irmão Marcelo Oliveira dos Santos, diretor da unidade, o CEI Coração de Jesus é uma das inúmeras parcerias exitosas entre a instituição e o poder público, tanto em projetos na capital paulista, como em tantas outras em cidades do interior do estado: “Celebramos os 30 anos do CEI Coração de Jesus, uma das CEIs mais antigas de São Paulo, que, com o carisma salesiano, tem oferecido cuidado e formação integral às crianças e suas famílias. A parceria público-privada é essencial para garantir esse serviço de qualidade, atendendo à demanda da cidade e oferecendo um ambiente seguro e educativo. Essa colaboração permite que as crianças cresçam dentro do projeto educativo-pastoral salesiano, que valoriza o cuidado, o respeito e a formação contínua, mostrando-se um modelo de sucesso ao longo das décadas.”
A Diretora Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE), Girséley Sato, destacou a importância da parceria entre a escola e a comunidade, evidenciando o papel essencial das instituições de ensino como espaços seguros para as crianças. “As escolas são os lugares mais seguros para as crianças estarem. A convivência, o respeito, o acompanhamento e o carinho oferecidos tornam-se uma segurança para as famílias”, afirmou Sato, que ressaltou ainda a competência do trabalho desenvolvido pelo CEI ao longo de seus 30 anos de história.
Pedagógica da DRE
A Supervisora Escolar, Christina Roque, reforçou a relevância do direito das crianças à educação de qualidade, destacando que esse direito independe da condição familiar. “O importante é garantir que as crianças tenham o direito de estar na escola, seja em unidades municipais diretas ou em parcerias como esta. A escola é um espaço onde se assegura o direito à aprendizagem, ao cuidado e à educação”, frisou Roque.
Três décadas de dedicação à infância
Fundado em 12 de outubro de 1994, o CEI Coração de Jesus é uma referência no atendimento à educação infantil na região. Com foco no acolhimento de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, a instituição atende, principalmente, filhos de famílias de baixa e média renda que vivem ou trabalham nas proximidades. Atualmente, o CEI acolhe 109 crianças e se destaca pelo compromisso com um atendimento de qualidade, sempre em conformidade com a legislação vigente.
A equipe pedagógica é composta por profissionais altamente qualificados, com licenciatura em Pedagogia e, em muitos casos, especializações na área. Os educadores estão constantemente em processo de atualização para oferecer o melhor atendimento às crianças. Além disso, a equipe de apoio é atenta e comprometida em garantir que as necessidades diárias das crianças sejam atendidas com cuidado e dedicação.
Um olhar atento à comunidade
Inserido em uma comunidade marcada por contrastes sociais, o CEI Coração de Jesus reflete a realidade do bairro dos Campos Elíseos, que abriga tanto áreas de vulnerabilidade, com moradias precárias, quanto residências mais sofisticadas. Apesar das diferenças, a região é bem servida de infraestrutura, com postos de saúde, mercados, bancos e opções de lazer que ajudam a compor o entorno da instituição.
Inspirado pela filosofia de Dom Bosco, o CEI tem como princípio o cuidado com as crianças mais jovens e desfavorecidas, atuando em complemento ao papel da família. O ambiente escolar é concebido como um espaço coletivo de vivência da infância, promovendo a construção da identidade social e cultural das crianças atendidas.
Ao longo de seus 30 anos, o CEI Coração de Jesus tem se consolidado como uma instituição comprometida com a promoção da infância e com o desenvolvimento integral das crianças, mantendo-se sempre como um espaço de aprendizado, cuidado e acolhimento para a comunidade.
Texto e Imagens: Comunicação Social