Dom Bosco entre nós!

Visita do Reitor-Mor ao nordeste brasileiro é marcada por atividades muito significativas

No último sábado (03 de fevereiro), a cidade de Juazeiro do Norte, CE, testemunhou um evento de grande significado espiritual: a Dedicação da Igreja Senhor Bom Jesus do Horto. O sonho acalentado por mais de duas décadas pelo Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, foi finalmente realizado, elevando a emoção dos presentes.

A solenidade contou com a presença ilustre do Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, do Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, e do Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Inácio Vieira. A participação massiva de padres, seminaristas, religiosos(as) e leigos(as) ressaltou a importância do momento para a Obra Salesiana da cidade.

Às 18h, em uma imponente procissão de entrada, o clero subiu ao presbitério, marcando o início da celebração presidida por Dom Magnus Henrique. O rito de dedicação, permeado por momentos solenes, incluiu a bênção da água, aspersão, ladainha, deposição das relíquias e a unção do altar e das paredes da igreja. A incensação e a iluminação dos candeeiros ao redor do templo foram toques simbólicos que enriqueceram a cerimônia.

Um dos momentos mais significativos foi a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento, seguida pela leitura da Declaração do Servo de Deus, Padre Cícero Romão, como Salesiano Cooperador Póstumo. O Cardeal Ángel Fernández Artime proclamou com entusiasmo esse título, levando os fiéis a aplaudirem de pé.

No domingo (04 de fevereiro), o clima festivo continuou com um animado Encontrão Juvenil em Juazeiro do Norte. Jovens de diversas casas salesianas do Nordeste se reuniram para uma Trilha da Santidade, que proporcionou reflexões sobre os desafios da vida. O Reitor-Mor, em sua presença marcante, interagiu com os jovens, compartilhando mensagens de incentivo e alegria.

O último dia da visita do Cardeal Ángel Fernández Artime foi marcado pelo encontro com Inspetores e Coordenadores da Família Salesiana, no Colégio Salesiano São João Bosco. Em uma atmosfera de apresentações, Dom Ángel reforçou a importância da declaração de Padre Cícero como Salesiano Cooperador Póstumo, concedida no sábado. Expressou gratidão aos membros da Família Salesiana e incentivou todos a continuar a missão.

A noite de domingo culminou com a Profissão Perpétua de três jovens salesianos: Gabriel Ferreira da Silva, Pedro Francisco Xavier Neto e Wellington Martins da Silva. O ato solene, presidido por Cardeal Ángel Fernández Artime, foi realizado na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, proporcionando um encerramento emocionante para um fim de semana repleto de eventos memoráveis.

Este capítulo na história de Juazeiro do Norte permanecerá como uma expressão tangível do compromisso com a fé, serviço e valores salesianos, enraizando-se no legado de Padre Cícero e inspirando as gerações futuras. A Família Salesiana celebra e agradece por este fim de semana de renovação espiritual e compromisso contínuo com a missão de Dom Bosco.



Fotos e informações: Serviço de Comunicação Inspetorial do Nordeste

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: