Nos dias 21 e 22 de novembro, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), foi palco de três eventos marcantes para as congregações salesianas no Brasil: na quinta-feira, dia 21, da 29ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL) e da 30ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB); e, na sexta-feira, 22 de novembro, da 36ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil. As reuniões enfatizaram a importância do trabalho conjunto, do planejamento estratégico e do alinhamento carismático e congregacional, reforçando o compromisso das congregações com sua missão educativa e evangelizadora.
29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL
As lideranças dos Salesianos do Brasil se reuniram no dia 21 de novembro, quinta-feira, para a 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL. O encontro contou com a presença do Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul; do Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL; e do Pe. Sergio Augusto Baldin, Secretário Executivo da CISBRASIL.
Além disso, marcaram presença os coordenadores nacionais de diversas áreas estratégicas:
Pe. Francisco Alves de Lima, coordenador nacional da comissão de paróquias e santuários salesianos, responsável pelas 70 paróquias salesianas no Brasil;
Pe. José Ricardo Mole, Coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana;
Pe. Ademir Lima de Oliveira, Coordenador Nacional da Comissão de Formação.
Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias:
Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira;
Inspetoria São João Bosco (BBH) – Pe. Natale Vitali Forti;
Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) – Pe. Ricardo Carlos;
Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere;
Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych;
Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior.
Com representantes das seis inspetorias salesianas no Brasil, a assembleia abordou estratégias para fortalecer ações em pastoral juvenil, formação, educação e evangelização. A partilha das atividades regionais e a integração das iniciativas foram temas centrais, com foco em projetos prioritários para 2025.
Pe. Ricardo Carlos destacou:
“O grande objetivo desta assembleia é acompanharmos todos os projetos que foram priorizados para 2025 e avaliar a dimensão educativo-pastoral em nível nacional e acompanhar os projetos priorizados para os próximos anos.”
Entre os presentes, destacaram-se coordenadores nacionais de áreas estratégicas, como Pe. Francisco Alves de Lima (paróquias e santuários), Pe. José Ricardo Mole (pastoral juvenil) e Pe. Ademir Lima de Oliveira (formação).
O encontro reafirmou o papel da CISBRASIL como articuladora das atividades salesianas no Brasil, promovendo unidade e planejamento estratégico para enfrentar desafios contemporâneos.
30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB
No mesmo dia 21 de novembro, o encontro das Filhas de Maria Auxiliadora reuniu representantes das quatro inspetorias que coordenam as ações da congregação no Brasil, com destaque para a presença de Ir. Paola Battagliola, Conselheira Geral de Roma e referência da CIB, e Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil. A liderança da CIB ficou sob a coordenação de Ir. Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e Presidente da Conferência.
Entre os temas abordados, destacaram-se o acompanhamento de iniciativas em andamento, os desafios do trabalho em rede e a projeção de novos projetos para 2024 e 2025. Ir. Alaíde Deretti enfatizou o espírito de esperança que permeia os planos da CIB:
“Como Igreja, queremos ser peregrinos da esperança. Essa expectativa de avanço no plano de ação pastoral para 2025 é muito positiva, com propostas educacionais e sociais que serão detalhadas na reunião da Rede.”
Ir. Paola Battagliola reforçou o papel dos encontros para fortalecer a unidade e o carisma salesiano:
“Cada reunião fortalece nosso senso de pertença e nosso compromisso de dar esperança aos jovens, para que tenham vida em abundância.”
O evento também foi um espaço para partilha de experiências e relatos de projetos transformadores que fortalecem a atuação das Filhas de Maria Auxiliadora em escolas, obras sociais e paróquias, reafirmando a missão de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.
Unidade e Missão
Ambas as assembleias evidenciaram o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Salesianos com a missão de Dom Bosco e Madre Mazzarello, orientada pela educação integral e pela evangelização de jovens, especialmente os mais vulneráveis.
Os eventos destacaram a força do trabalho em rede e o alinhamento ao carisma salesiano, fundamentais para responder às demandas de um mundo em constante transformação. Seja na formação de líderes juvenis, na atuação social ou na renovação dos planos pastorais, as congregações reafirmam sua dedicação a construir uma sociedade mais justa e solidária, guiadas pela fé e pela esperança.
36ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil reforça unidade e planejamento nacional
Já na sexta-feira, 22 de novembro, após as assembleias da CISBRASIL e da CIB, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), foi palco da 36ª Assembleia Geral Ordinária, reunindo representantes das quatro inspetorias da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora e das seis inspetorias da Conferência dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil. O encontro, realizado tradicionalmente nos meses de abril e novembro, é um marco para avaliar as ações realizadas e planejar os próximos passos da Rede Salesiana Brasil em sua missão educativa e pastoral.
A reunião contou com a participação de inspetores, inspetoras e irmãs salesianas, garantindo a paridade necessária para a condução dos trabalhos. Representando Roma, estiveram presentes o Pe. Héctor Gabriel Romero, Salesiano de Dom Bosco e Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, e a Ir. Paola Battagliola, Filha de Maria Auxiliadora, Conselheira Geral de Roma, Visitadora e Referente da CIB. Suas contribuições enriqueceram as reflexões, trazendo uma perspectiva carismática ao encontro. “Estamos aqui para construir juntos, com base em nossos valores carismáticos, caminhos que potencializem a educação e a pastoral juvenil, sempre atentos às necessidades do nosso tempo,” ressaltou o Pe. Héctor Gabriel Romero.
Bênção à imagem de Nossa Senhora
Ainda pela manhã, foi realizada a bênção de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo Pe. Héctor Gabriel Romero. A imagem foi colocada na sala principal de reuniões do escritório da RSB, que agora recebe o nome Sala de Reuniões Nossa Senhora Aparecida. Este momento de espiritualidade, conduzido pelo Pe. Sérgio Baldin e pela Ir. Sílvia Aparecida, reforçou os laços marianos entre os participantes e a unidade do grupo. “Este momento é privilegiado para partilha e planejamento. Reforçamos a unidade e buscamos novas formas de fortalecer nossa missão salesiana em todo o Brasil,” destacou a Ir. Sílvia Aparecida. Já Para Pe. Sérgio, o importante são as construções de relacionamentos criadas, “estamos aqui para construir juntos, com base em nossos valores carismáticos, caminhos que potencializam a educação e a pastoral juvenil, sempre em sintonia com as necessidades de nossos tempos.” enfatiza.
Na sequência, a assembleia contou com a participação da Maria Dantas, Coordenadora Executiva da RSB; Eduardo Batista, Assessor e Formador do Pró Rede; e Anderson Leal, Gestor Educacional. Anderson apresentou o Cenário Educacional no Brasil, com dados sobre tendências e desafios do mercado, além de apontar como as escolas confessionais, especialmente as salesianas, podem se destacar. Em seguida, Maria Dantas abordou projetos relacionados às áreas programáticas da Rede, incluindo escolas, ação social, comunicação e pastoral. Por fim, Eduardo Batista apresentou o Cenário Social no Brasil, destacando os desafios sociais e como a ação da Rede pode contribuir para transformações significativas. “Reafirmamos a unidade e o compromisso das comunidades salesianas em todo o Brasil. O trabalho em Rede é essencial para promover esperança e transformação na vida de crianças, adolescentes e jovens,” enfatizou Maria Dantas.
O evento reafirmou a missão da Rede Salesiana Brasil de transformar vidas por meio de uma educação integral e evangelizadora, fiel ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A colaboração e o alinhamento estratégico entre as inspetorias e a RSB se destacaram como pilares para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da evangelização. “Caminhamos com esperança, fortalecendo nossa missão educativa e pastoral como Rede, sempre alinhados ao carisma salesiano,” ressaltou a Ir. Alaíde Deretti, Presidente da RSB.
A 36ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil destacou a importância de unir esforços para responder de maneira eficiente e carismática às demandas atuais da educação e da pastoral juvenil. O encontro reforçou a visão de futuro da RSB, que busca fortalecer sua presença transformadora na sociedade por meio de uma atuação planejada e colaborativa. Essa abordagem, fundamentada nos valores de Dom Bosco e Madre Mazzarello, assegura que a missão educativa e pastoral continue impactando positivamente gerações de crianças, adolescentes e jovens, sempre com um olhar esperançoso e estratégico, como enfatizou o Pe. Ricardo Carlos.
Com Imagens e informações: Assessoria de Comunicação da RSB