Formandos da ISSP refletem sobre ‘Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro’

Entre os dias 25 e 29 de julho, a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora promoveu o Encontro de Formandos 2022.

Sob a luz do tema: “A comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”, o evento reuniu 34 salesianos em formação correspondentes às fases do aspirantado, pré-noviciado, pós-noviciado, tirocinantes, teologia e formação específica de salesianos irmãos.

Composto por momentos de espiritualidade, reflexão e interação, os participantes foram contemplados com diferentes diálogos acerca de temas relevantes à vocação religiosa.

LEIA TAMBÉM

Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora é homenageado pela Academia Campinense de Letras

DIFERENTES PERSPECTIVAS

Dentre as participações, destacam-se uma conversa sobre o “Compromisso por um testemunho do Evangelho na era digital”, com  Padre Zezinho, e duas conferências. A primeira refletiu a “Introdução às questões políticas”, mediada pelo Professor Sílvio Costa, e a segunda ao “O envolvimento autêntico dos religiosos com as questões políticas”, com o Padre Júlio Lancellotti, Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo. 

Os formandos também estiveram reunidos para uma formação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, com o Padre Ronaldo Pereira, DPO Inspetorial. 

O Padre Inspetor, Justo Ernesto Piccinini, presidiu a missa de encerramento do encontro no dia 29, sexta-feira.

AUTONOMIA

Uma das características deste encontro diz respeito à sua preparação e a organização, onde todos os detalhes são realizados pelos próprios formandos. Esse fato foi destacado pelo Padre Paulo Profilo, Delegado Inspetorial para a Formação: 

“O Encontro de Formandos da nossa Inspetoria tem uma marca registrada que é o protagonismo dos formandos. É um encontro preparado, organizado e animado por eles com o apoio dos formadores. É um momento importante de partilha, reflexão e convivência das Comunidades Formativas da nossa Inspetoria”.

Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.