No dia 27 de julho, das 9h as 12h30, a Paróquia São João Bosco, no bairro Alto da Lapa, sediou o Encontro dos grupos da ADMA Capital (Associação de Maria Auxiliadora ) da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Realizado na igreja da Paróquia, cujo pároco é o Padre Anderson Avelino, SDB, a assembleia reuniu cerca de 100 membros dos grupos: ADMA Bom Retiro, ADMA Itaquera, ADMA Liceu Sagrado Coração de Jesus, ADMA Alto da Lapa, ADMA Jardim Nordeste e ADMA Santa Teresinha.
Atividades e Participantes
O encontro foi mediado pelo Delegado Inspetorial da ADMA, Padre Vinícius Ricardo, SDB, e contou com a presença das conselheiras Tânia Campos, Alzira Domingues e Lucia Natto Chain. O Santo Terço conduzido pelos representantes de cada grupo com entrega de flores a Nossa Senhora Auxiliadora, marcou o início das atividades.
Formação sobre “A Auxiliadora de Dom Bosco”
Em seguida, o Delegado Inspetorial conduziu uma formação sobre “A Auxiliadora de Dom Bosco”. Dom Bosco, desde pequeno, aprendeu com sua mãe a ter grande confiança em Nossa Senhora. Mamãe Margarida sempre interrompia o pesado trabalho no campo para saudar a Virgem Maria. A hora do Ângelus, sua mãe sempre fazia um momento de encontro com Deus e de memória da Anunciação de Maria. A história da salvação sempre esteve presente na educação cristã de Joãozinho Bosco. Em 1824, quando tinha nove anos teve o primeiro sonho profético, em que lhe foi manifestado o campo do seu futuro apostolado. Neste sonho, o menino Joãozinho ouviu a voz misteriosa do Senhor que dizia: “DAR-TE-EI A MESTRA” e logo apareceu uma Senhora de aspecto majestoso. Sem saber de quem se tratava, Joãozinho perguntou quem era ela e obteve a resposta: “Eu sou Aquela que sua mãe ensinou a saudar três vezes ao dia”. Intensifica-se aí a devoção dele àquela senhora celestial, que lhe disse palavras animadoras e que foi considerada Aquela que Tudo Fez na Congregação Salesiana.
Café Comunitário e Reflexões
Após um delicioso café comunitário, o grupo se reuniu com a coordenadora Tânia Campos, que relembrou o Empenho Pessoal do Associado ADMA. Confirmou que a Associação de Maria Auxiliadora foi fundada por Dom Bosco, como instrumento privilegiado para “promover a adoração ao Santíssimo Sacramento e a devoção Maria Auxílio dos Cristãos”. Tânia também os elementos que podem ajudar a vida da ADMA no compromisso comum de viver hoje o ardente desejo apostólico de Dom Bosco: a atenção à dimensão mariana do carisma salesiano; a dimensão laical e apostólica da Associação; a formação teológica e mariológica dos associados;
Partilha de Experiências e Encerramento
Os conselheiros foram convidados a partilhar suas experiências sobre o desafio de animar “salesianamente” seus grupos locais, refletindo sobre o pensamento de Dom Bosco: “Acima de tudo, recomendo-vos uma grande, terna, verdadeira e constante devoção a Maria Santíssima. Ah, se você soubesse o que essa devoção importa, você não a trocaria por todo o ouro do mundo!”
O encontro foi concluído com a Benção de Nossa Senhora Auxiliadora, encerrando um evento marcante para os membros da ADMA e reafirmando a importância da devoção mariana na vida salesiana.