Encontro Nacional de Diretores em Aparecida: Formação e Espiritualidade para Líderes Salesianos

Evento reuniu cerca de 80 diretores de instituições salesianas para promover trocas de experiências e reflexão sobre o papel na educação e formação dos jovens


O Encontro Nacional de Diretores, realizado em Aparecida, reuniu cerca de 80 líderes de instituições salesianas para uma semana de atividades dedicadas à formação e espiritualidade. O evento proporcionou palestras, celebrações e momentos de reflexão, enfatizando o papel crucial desses diretores na educação e formação dos jovens.

A celebração de abertura foi ministrada por Dom José Valmor César Teixeira, SDB, bispo diocesano de São José dos Campos. Na Capela Nossa Senhora da Esperança, no Hotel Rainha do Brasil, Dom Valmor inspirou os diretores com palavras de incentivo e motivação para o trabalho à frente de suas instituições.

No segundo dia, iniciaram-se as atividades formativas com uma apresentação conduzida por Padre Ademir Ricardo, inspetor da Região Sul do Brasil, introduzindo as temáticas do evento com base no documento “Animação e Governo das Comunidades: O Diretor a serviço” (Manual do Diretor). Palestras ministradas por Padre Silvio Roggia, diretor da Comunidade Zeferino Namancurá, em Roma, abordaram a sinodalidade e a caminhada conjunta de bússola e relógio, enriquecendo o aprendizado com trocas de experiências entre os diretores presentes.

No terceiro dia, a programação contou com uma comovente homenagem ao falecido salesiano Padre Jacy Cogo, da Inspetoria Salesiana de Belo Horizonte.

O quarto e o quinto dia incluíram missas com as laudes e atividades formativas no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório. Os diretores tiveram a oportunidade de realizar leituras conjuntas de materiais e partilhas em grupo, abordando temas essenciais para a formação e condução de suas instituições. Além de visitarem a Capela do Coração Puríssimo de Maria, uma construção histórica das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) , datada de 1925, e conheceram o Memorial das FMA, que conta a história da fundação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Missão Salesiana

O Encontro Nacional de Diretores em Aparecida foi uma oportunidade enriquecedora para os líderes salesianos se aprofundarem em temas de formação e de espiritualidade. Com palestras, atividades formativas e momentos de celebração, os diretores saíram do evento revigorados e inspirados a continuarem sua missão de educar e formar os jovens de forma integral. A troca de experiências e conhecimentos fortaleceu o espírito salesiano, consolidando o compromisso com a juventude e a construção de um futuro melhor.

Clique e Veja os melhores momentos desse encontro.

Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Informações: Stela Soares

Imagens: Ir. Welligton Alderlei

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: