Na última sexta-feira, 31, o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, na Lapa, recebeu o encontro de educadores sociais. Buscando promover a construção do trabalho em Rede, além de sanar as principais dúvidas sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco, o evento abordou os cadernos dos compromissos fundamentais, a articulação inspetorial e a Rede Salesiana Brasil (RSB).
Inicialmente, o evento contou com um momento de salesianidade, promovido pelo salesiano Wilbertty Silva. Durante a sua apresentação, Wilbertty Silva apresentou a história de Dom Bosco e contextualizou a criação da Família Salesiana até os dias atuais. Na sequência, a Animadora Inspetorial das Obras Sociais, Glaziela Solfa, falou sobre a importância do trabalho em rede, em nível inspetorial e nacional, além da identidade.
“ Foi um momento em que todos se apresentaram e contaram sobre a sua chegada às obras salesianas. No grupo, há educadores que foram educandos, em diferentes momentos, e agora passaram a atuar como profissionais nas obras”, destacou a animadora das obras sociais.
Durante o dia, o salesiano referente das obras sociais e diretor do Centro Social Salesiano de Pindamonhangaba, Padre Agnaldo Soares de Lima, apresentou os Cadernos dos Compromissos Fundamentais, para articulação inspetorial, além de falar sobre a Rede Salesiana Brasil (RSB) em todas as suas dimensões.
O encontro foi concluído com um momento de interação, entre os participantes, e com uma avaliação sobre o encontro e o papel desenvolvido, através de sua função, nas obras sociais.
Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Informações e Imagens: Jéssica de Jesus