Estreia 2015 a caminho das casas salesianas

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Chegará em breve nas casas salesianas a Estreia 2015 do Reitor-Mor, a primeira escrita pelo X sucessor de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernandez Artime, SDB. Neste ano, o documento traz como tema “Como Dom Bosco, para os jovens e com os jovens”.

No texto de apresentação, enviado às vésperas do Natal, Pe. Ángel fala da Estreia como “uma bela herança espiritual”, por se tratar de algo que sempre foi muito querido por Dom Bosco. A explicação do Reitor-Mor sobre a Estreia, inclusive, é muito oportuna:

“Lemos nas MemóriasBiográficas que uma das estratégias usadas por Dom Bosco era escrever, de vez em quando, um bilhetinho, fazendo-o chegar a quem ele queria dar um conselho. Alguns desses bilhetinhos foram conservados e são mensagens muito pessoais, que convidam a uma boa ação ou a remediar algo que não vai bem. Contudo, além disso, desde os primeiros anos do Oratório, Dom Bosco começara a entregar, no final do ano, uma Estreia aos seus jovens em geral e outra a cada um em particular. A primeira, a geral, consistia normalmente na indicação de alguns modos de proceder e alguns aspectos a se terem presentes para o bom andamento do ano que estava para iniciar. Dom Bosco continuou a oferecer estas Estreias quase todos os anos”. Ele ressalta também que “a Estreia é bem-vinda na medida em que possa ajudar as programações pastorais dos diversos ramos e grupos, contudo a sua finalidade primária não é esta, e nem ser um programa de pastoral para o ano, mas, sim, uma mensagem criadora de unidade e de comunhão para toda a nossa Família Salesiana, num objetivo comum. Em seguida, ver-se-á em cada “ramo” desta árvore de família o modo de concretizá-lo na vida, de torná-lo operativo”.

Acompanhando o conteúdo textual, a Estreia traz também um cartaz, exposto como destaque nesta notícia e disponibilizado para download. A criação foi realizada pelo jovem italiano Lucas Pontassuglia. Em entrevista ao Pe. Gian Luigi Pussino, SDB, publicada pela Agência Info Salesiana, o autor explica a arte:

“Partirei das traves em primeiro plano, parte de um edifício em construção, símbolo não só de uma realidade em devir, que cresce, mas também de uma situação de precariedade e de desafio, vividos pelos jovens hoje. Esses jovens são os construtores de um novo mundo e não podem ser abandonados a si mesmos. De fato, guia-os Dom Bosco, que lhes aponta o campo em que deverão empenhar-se por trabalhar. Dom Bosco é representado em ‘mangas de camisa’, pronto a pôr-se ao trabalho, a serviço dos outros, em especial dos jovens. Há um olhar intenso, que continua a sonhar: é um Dom Bosco que, depois de 200 anos, está ainda e sempre disposto a chegar-se aos jovens nas suas situações de todos os dias, mesmo que isso signifique ousar rumo a uma realidade precária – de suspensão entre céus e terra –, onde não há sequer um ponto estável que forneça aquele mínimo de segurança necessária para começar a viver. Dom Bosco entretanto não está só: com ele está a Família Salesiana, toda inteira: na trave deparamos um Salesiano em pé, uma Filha de Maria Auxiliadora e perto dela um Salesiano Cooperador. Juntos colaboram para continuar a concretizar um grande sonho, sonho que ainda continua a dar frutos.

Além de todo esse ferramental, foi disponibilizado ainda um vídeo sobre a Estreia 2015.

A seguir é possível acessar os seguintes materiais referentes à Estreia 2015:

Apresentação da Estreia 2015

Cartaz da Estreia 2015 (para alta resolução enviar e-mail para [email protected])

Vídeo sobre a Estreia 2015

Anderson Bueno

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: