Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Fernando Legal, Bispo Emérito de São Miguel Paulista

22/08/2023
Autor desconhecido

Na Inspetoria Salesiana de São Paulo, foi Diretor do Instituto Teológico Pio XI entre 1968 e 1970, Conselheiro Inspetorial entre os anos de 1968 e 1972, e Vice-Inspetor de 1973 a 1976. Além disso, Dom Fernando foi Inspetor Salesiano durante o sexênio de 1976 e 1980. 

A Inspetoria Salesiana de São Paulo manifesta seu pesar pelo falecimento de Dom Fernando Legal, Bispo Emérito da Diocese de São Miguel Paulista (SP), ocorrido na madrugada desta terça-feira, 22.

Pastor zeloso, Dom Fernando  nasceu em São Paulo (SP), no dia 17 de dezembro de 1931, filho de João Legal e Benedita Legal.  Realizou sua profissão perpétua em 14 de janeiro de 1956, em Campinas, sendo ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1959.

Na Inspetoria Salesiana de São Paulo, foi Diretor do Instituto Teológico Pio XI entre 1968 e 1970, Conselheiro Inspetorial entre os anos de 1968 e 1972, e Vice-Inspetor de 1973 a 1976. Além disso, Dom Fernando foi Inspetor Salesiano durante o sexênio de 1976 e 1980. 

Em 28 de março de 1980, foi nomeado Bispo de Itapeva (SP), pelo Papa João Paulo II. Sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano e teve como lema: “Cum Matre Jesu” (Com a Mãe de Jesus). 

Dom Fernando foi transferido para a Diocese de Limeira (SP), em 8 de maio de 1985, tomando posse da Diocese no dia 2 de julho daquele ano. 

Em 15 de março de 1989, foi empossado como primeiro Bispo da Diocese de São Miguel Paulista (SP), onde atuou até 2008, quando se tornou Bispo Emérito aos 77 anos. 

Atualmente, Dom Fernando alternava a sua estadia na Presença Salesiana de Santa Teresinha, na Zona Norte de São Paulo, e tempos na sua residência, concedida pela diocese de São Miguel, na Zona Leste, com atendimento de cuidadoras.

Queremos agradecer a Deus o testemunho bonito deste nosso irmão bispo, sua paixão por Dom Bosco e sua profunda confiança em Nossa Senhora Auxiliadora. Deus seja louvado por todo o bem que ele tem realizado em nome da congregação. 

Seu testemunho será, eternamente, impulso para muitas vocações para Congregação Salesiana e para a Igreja. 

“Para o salesiano, a morte é iluminada pela esperança de entrar na alegria do seu Senhor.” (C. 54).

Padre Justo Ernesto Piccinini

Inspetor Salesiano

Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
13/04/2026
IDB celebra Páscoa, em tempos de partilha, reflexão e esperança
Mais do que a entrega de chocolates, o período proporcionou experiências e reforçou valores essenciais como o amor, o cuidado e a cooperação.
27/11/2024
Yakult realiza palestra no IDB e doa mais de 880 unidades de leite fermentado
Projeto Social acontece há mais de 5 anos e tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância e cuidados com a saúde e sobre como manter uma microbiota equilibrada.
02/06/2026
Obra Social Dom Bosco comemora 45 anos de missão e de transformação social na zona leste
Celebração em Itaquera reuniu comunidade, Família Salesiana e autoridades locais para recordar a trajetória da instituição, que já realizou mais de 2,8 milhões de atendimentos e segue promovendo educação, cidadania e inclusão social na capital paulista.