Folha de SP traz informação errada sobre Liceu Coração de Jesus

A matéria publicada 12 de janeiro de 2016, nas versões impressa e digital da Folha de São Paulo sob o título “Fim da cracolândia levará 2 anos ‘no mínimo’, diz diretor da polícia”, falando sobre o problema de uso de drogas no bairro de Campos Elíseos, na capital, traz uma informação errada e grave: coloca o colégio Liceu Coração de Jesus como primeiro ponto de concentração de usuários de crack na região.
A reportagem, assinada por Rogério Pagnan e Felipe Souza, traz informações sobre ações realizadas pelo poder público na região, tráfico e consumo de drogas, além de citar a reestruturação do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil.

No infográfico, que aponta quatro locais de concentração de usuários de crack entre os bairros de Campos Elíseos e Luz, o ponto número 1 aponta diretamente em cima de onde está localizado o Liceu Coração de Jesus e o colégio é citado nominalmente na legenda. A reportagem cometeu ao menos dois erros ao informar o leitor:

1 – A informação de que o Liceu Coração de Jesus é um ponto de concentração de usuários de crack é inverídica. O colégio, com seus 130 anos de história, é particular e pertence à congregação dos Salesianos de Dom Bosco, que tem como missão o trabalho de educação e evangelização da juventude, tendo como um de seus lemas uma frase de São João Bosco, fundador da congregação, que é formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. O colégio tem entrada restrita, possui segurança particular, é monitorado por câmeras e também conta com a ronda escolar da Polícia Militar. Além disso, seguranças particulares de uma empresa vizinha ao colégio estão posicionados nas quatro esquinas que compõem o quarteirão onde o Liceu Coração de Jesus está situado;

2 – O principal ponto de concentração de usuários de drogas na região, retratado inclusive na foto que destaca a reportagem em sua versão on-line, não está sinalizado no infográfico. Ele está situado em um quarteirão da Alameda Dino Bueno, entre a Rua Helvétia e o Largo Coração de Jesus, o qual é uma área pública e por consequência não tem nenhuma ligação com o colégio Liceu Coração de Jesus ou com os Salesianos de Dom Bosco. A área fica há cerca de 80 metros do colégio e permanece vigiada pela Guarda Civil Metropolitana que, conforme observado, trabalha 24 horas por dia em turnos.

A Folha de São Paulo, por meio do departamento Erramos, enviou uma resposta da editoria Cotidiano afirmando que “o colégio só é citado no infográfico como ponto de referência da região, assim como a Sala São Paulo e Estação Júlio Prestes, por exemplo. Em nenhum momento há qualquer informação ou sugestão sobre consumo de drogas no colégio, que, aliás, está localizado no infográfico inclusive fora da área de concentração de usuários”. Tanto a área pontilhada quanto os locais informados pelo jornal como referências, entre eles o Liceu Coração de Jesus, foram feitas com a mesma cor, não havendo nenhuma outra indicação de que os locais numerados tratam-se de referências para a localização do leitor, abrindo a possibilidade para a interpretação de que também os locais numerados são pontos de concentração de usuários.

A informação errada em um jornal de tamanha relevância no país prejudica um trabalho importante prestado pelos Salesianos de Dom Bosco não apenas no Liceu Coração de Jesus e demais colégios da Rede Salesiana de Escolas, mas também nas diversas obras sociais e demais atividades mantidas pelos Salesianos de Dom Bosco em São Paulo e fora do Estado.

Comunicação Social – Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora / Foto: Marcelo Guedes

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: