Criado em 2022, o Jornal CriaVP está em sua segunda edição. Neste ano, o projeto criado pelo CEDESP – Vila Paulistana, foi apresentado no I Seminário de Boas Práticas Educacionais, da Rede Salesiana Brasil, além de ser elogiado pelo subprefeito do Tremembé, Dário José Barreto.
A proposta do jornal é desenvolver, por meio da escrita, um canal de diálogo entre CEDESP Vila Paulistana e a vida dos atendidos, motivando o Protagonismo Juvenil: “A ideia é que seja de fato uma vitrine que possa mostrar as belezas e, porque não, as durezas e dificuldades que a vida nos impõe”, disse o idealizador do Projeto, Israel Marques.
O jornal aborda temáticas como: Gestão Financeira e Trabalho, Políticas Públicas, Agenda Cultura e Esportiva e Sustentabilidade. Algumas editorias do CriaVP, são: “A quebrada está quebrada?!”, “Vamos falar de Trampo?!”, “Papo Cabeça” e “Nos Rolês da Quebrada”.
Durante o semestre os atendidos da Unidade visitam o entorno do bairro, realizando pesquisas de campo, orientadas pelos Educadores, com temáticas voltadas às questões ambientais. Nesta edição, um dos educandos abordou o tema “Minha Quebrada é dahora!” e levantou um questionamento, para o restante da turma, sobre o que faz a quebrada ser “dahora”.
“É necessário, cada vez mais, contribuir para que as vozes de nossos educandos possam reverberar o chão da vida em sua complexa, desafiadora e encantadora realidade. Assim como toda a sua boniteza”, concluiu Israel Marques.
Leia a 2ª Edição:
Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Informações e Imagens: Instituto Dom Bosco