IDB: Rede Salesiana Brasil seleciona “Jornal CriaVP” para seminário de boas práticas

O jornal, idealizado pelo CEDESP Vila Paulistana, também foi elogiado pelo subprefeito do Jaçanã/Tremembé

Criado em 2022, o Jornal CriaVP está em sua segunda edição. Neste ano, o projeto criado pelo CEDESP – Vila Paulistana, foi apresentado no I Seminário de Boas Práticas Educacionais, da Rede Salesiana Brasil, além de ser elogiado pelo subprefeito do Tremembé, Dário José Barreto. 

A proposta do jornal é desenvolver, por meio da escrita, um canal de diálogo entre CEDESP Vila Paulistana e a vida dos atendidos, motivando o Protagonismo Juvenil: “A ideia é que seja de fato uma vitrine que possa mostrar as belezas e, porque não, as durezas e dificuldades que a vida nos impõe”, disse o idealizador do Projeto, Israel Marques.

O jornal aborda temáticas como: Gestão Financeira e Trabalho, Políticas Públicas, Agenda Cultura e Esportiva e  Sustentabilidade. Algumas editorias do CriaVP, são: “A quebrada está quebrada?!”,  “Vamos falar de Trampo?!”,  “Papo Cabeça” e “Nos Rolês da Quebrada”.  

Durante o semestre os atendidos da Unidade visitam o entorno do bairro, realizando pesquisas de campo, orientadas pelos Educadores, com temáticas voltadas às questões ambientais. Nesta edição, um dos educandos abordou o tema “Minha Quebrada é dahora!” e levantou um questionamento, para o restante da turma, sobre o que faz a quebrada ser “dahora”. 

“É necessário, cada vez mais, contribuir para que as vozes de nossos educandos possam reverberar o chão da vida em sua complexa, desafiadora e encantadora realidade. Assim como toda a sua boniteza”, concluiu Israel Marques. 

Leia a 2ª Edição:

Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Informações e Imagens: Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: