Na última semana, a Inspetoria Salesiana de São Paulo teve uma destacada participação no Encontro da Associação Cultores de História Salesiana (ACSSA), sediado na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB) em Brasília. Este evento, que marca o décimo aniversário da ACSSA no Brasil, teve como tema central “Missionariedade e Missão Salesiana com Atitude Sinodal”.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em atividades formativas enriquecedoras. Entre elas, destacam-se a palestra sobre “Missionariedade” com o Padre Djalma Antônio da Silva, uma exploração sobre a presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) na Amazônia, ministrada pela Irmã Maria Carmelita de Lima Conceição, e uma apresentação especial do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) pelo seu coordenador, Marcos de Lima Moreira.
“O encontro serviu para mostrar que não estamos sozinhos no processo de salvaguarda da história e da memória salesiana. Todos esses processos de preservação e salvaguarda demandam de um olhar e cuidado especial por parte das inspetorias salesianas. As pessoas envolvidas na ACSSA desenvolvem projetos belíssimos e, futuramente, veremos grandes frutos dessa atuação em rede a nível Brasil”, destacou o coordenador do MOSB.
Além disso, o encontro proporcionou um espaço para a divulgação dos encaminhamentos do Seminário Continental, que acontecerá no Brasil em 2024, e do Seminário Mundial, programado para a Argentina em 2025, ambos promovidos pela ACSSA.
Os representantes da Inspetoria Salesiana de São Paulo, Marcos Lima, Coordenador do MOSB, e Claudia Trindade, Coordenadora do Arquivo Histórico, desempenharam um papel fundamental no evento, enriquecendo as discussões com suas reflexões sobre o papel das missões salesianas e ressaltando a importância crucial do mapeamento do patrimônio histórico salesiano.
“A Assembleia vem para reforçar os laços entre aqueles que amam a história salesiana e trabalham pela preservação dela. E para o Acervo Documental Histórico, que é uma rica fonte de pesquisas, voltamos com a “mala” cheia de ideias, projetos e, principalmente, o apoio da ACSSA na sensibilização de todos sobre a importância de Preservação do Patrimônio Histórico Salesiano”, concluiu a coordenadora do Arquivo Histórico, Claudia Trindade.
A participação ativa desses representantes demonstra o comprometimento da Inspetoria Salesiana de São Paulo com a preservação e promoção dos valores e legados salesianos.
Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP