Nesta semana, entre os dias 21 e 24, na Casa “El Cenáculo-Montonera”, em Pilar – Buenos Aires, na Argentina, aconteceu a Visita de Conjunto. O encontro, promovido pelo Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, e de seu Conselho, discutiu o caminho que está sendo tomado pelas diversas realidades salesianas regionais, além da garantia ao respeito à diversidade, a convergência e a unidade, em conformidade com as propostas para o sexênio.
Ao todo, cem salesianos de Dom Bosco, de onze inspetorias, provenientes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, participaram do encontro. Durante uma visita a Igreja “Máter Misericórdiae”, local que acolheu os primeiros missionários salesianos, o Reitor-Mor falou sobre a presença salesiana no continente americano.
“Todo o continente americano, de Ushuaia a Vancouver, de Montreal a Punta Arenas, está repleto de presenças salesianas. E isto não responde a um programa humano, é Deus que está por trás deste grande sonho”, destacou ele.
A Visita de Conjunto acontece a cada seis anos. O encontro foi um momento oportuno para aprofundar a identidade carismática salesiana, além dos outros temas propostos. “Este encontro fraterno possibilitou várias vivências, partilhas, momentos de espiritualidade e visitas guiadas”, concluiu Padre Cássio Rodrigo de Oliveira, Vice-Inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora de São Paulo.
Imagens:
Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Imagens: Inspetoria Salesiana de São Paulo