Instituto Dom Bosco celebra 104 anos em 2023

Com o objetivo de relembrar sua história, o instituto promoveu a hastag #EssePátioTemHistória
Imagem: Instituto Dom Bosco

No último mês, o Instituto Dom Bosco (IDB) – Bom Retiro, celebrou os seus 104 anos de história. Fundado em 1919, a unidade atua com crianças, jovens e adultos baseando-se na pedagogia de Dom Bosco, que tem como princípios: razão, religião e carinho. Fortalecendo o relacionamento interpessoal e a convivência familiar e social. 

Para celebrar essa data, nas mídias sociais, o instituto promoveu a hastag #EssePátioTemHistória. Através dela, os atendidos e ex-atendidos compartilharam suas memórias e parabenizaram o instituto pelo aniversário. 

As unidades Castelinho Dom Bosco – Zona Sul e Vila Paulistana, além do Bom Retiro, comemoraram a data com festa. Elas também relembraram, ao longo das comemorações, a unidade sede da organização. “Pra mim, hoje foi o melhor dia do ano. Comemorar 104 anos do IDB é muito emocionante. Fico feliz em fazer parte desta equipe”, declarou Vanessa Silva, Auxiliar de Cozinha na Vila Paulistana.

Entre os projetos desenvolvidos nas unidades, estavam jogos de mesa, jogos de quadra, atividades educativas, música e muita diversão.

“Foi um dia muito divertido. A alegria dos educandos é contagiante. A gente está andando e arrumando tudo por aqui e acaba participando das brincadeiras. Para quem faz a comida, é uma felicidade em dobro, pois eles comem bem, gostam e elogiam!  Estou muito feliz!”, complementou Jaqueline Nunes, cozinheira na Vila Paulistana. 

História

De acordo com o Relatório Social 2021, o Instituto Dom Bosco (IDB) forma seus educandos humana e profissionalmente com o envolvimento da comunidade e a corresponsabilidade das famílias, oferecendo cursos atuais e atividades diversificadas e atrativas. A Unidade Vila Paulistana, localizada na  Zona Norte de São Paulo, teve início no ano de 2001.  Em fevereiro de 2021, assumimos a Unidade Castelinho Dom Bosco, localizada na Zona Sul. 

Os núcleos criam novas perspectivas, com o apoio de uma  equipe de educadores capacitados, desenvolvendo  competências por meio do ensino técnico associado  à formação humana e orientação para o mercado  de trabalho, além de oficinas de música, capoeira,  dança, atividades corporais e lúdicas para crianças,  adolescentes, adultos e idosos. 

Os serviços contam com o convênio da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio da iniciativa privada  e de admiradores do trabalho social desenvolvido.  

Centenas de famílias, de baixo poder aquisitivo, são atendidas com serviços gratuitos, distanciando-os de perigos sociais e suprindo necessidades básicas como alimentação equilibrada e saudável, assistência odontológica, acompanhamento psicológico e orientações para a vida em família e sociedade. 

Veja mais:

Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Informações e Imagens: Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: