Juventude Salesiana proclama “Páscoa sagrada, ó festa de luz!”

“Vinde, pois, todas as nações da terra oprimidas pelo pecado e recebei o perdão. Eu sou o vosso perdão, vossa páscoa da salvação, o cordeiro por vós imolado, a água que vos purifica, a vossa vida, a vossa ressurreição, a vossa luz, a vossa salvação, o vosso rei. Eu vos conduzirei para as alturas, vos ressuscitarei e vos mostrarei o Pai que está nos céus; eu vos levantarei com a minha mão direita” (Da Homilia sobre a Páscoa, de Melitão, bispo de Sardes – século II).

As reflexões, desertos, dinâmicas e celebrações vivenciadas por cinquenta jovens, acompanhados por assessores leigos, salesianas e salesianos durante o Tríduo Sagrado, partiram da essência da vida da Igreja, o Mistério Pascal, centro da fé cristã.

A Páscoa Juvenil é um projeto das Inspetorias Salesianas de São Paulo – FMA e SDB – tendo em vista uma vivência espiritual comunitária das festas pascais com jovens de diversas obras salesianas. O itinerário pedagógico-espiritual do evento é desenvolvido num clima de retiro, no qual se reflete sobre o sentido das grandes celebrações do Sagrado Tríduo. Quando se compreende as motivações centrais dos ritos, dos textos sagrados e dos gestos celebrativos, os jovens participam das celebrações com um olhar de fé mais atento.

Na perspectiva salesiana, buscou-se promover a ligação das celebrações com a vida cotidiana dos cristãos jovens. É muito especial para os salesianos e salesianas receber uma resposta tão positiva dos jovens.

O local de concentração do grupo da Páscoa Juvenil foi o Colégio Santa Inês das FMA. A casa também é sede da Inspetoria Santa Catarina de Sena. Para participar das celebrações do Tríduo, o grupo se dirigiu ao Santuário Coração de Jesus, junto ao colégio Liceu Coração de Jesus.

Bendito seja Deus: pelas famílias dos jovens que estiveram reunidos; pelos responsáveis das comunidades por encaminhá-los para este momento; por todos os responsáveis pela organização, desde o espaço e os materiais até as refeições; pelos que prepararam as reflexões; pela comunidade paroquial do Liceu, enfim, bendito seja Deus pelos jovens juntos dos quais as salesianas e os salesianos     buscam a santidade.

“Bendito sejas, ó rei da glória, Ressuscitado!”

Eraclides Reis Pimenta, SDB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: