Biblioteca Itinerante do Colégio Salesiano São José

Todos sabem da importância da leitura para o desenvolvimento da criatividade, imaginação, formação crítica, capacidade de interpretação, ampliação do vocabulário, bem como para a construção de uma identidade social. Nas páginas dos livros, encontram-se os conhecimentos que tratam de respeito, empatia, amizade, amor, tecnologia, ciência, filosofia, etc. Assuntos estes, inerentes à convivência social. Inúmeros são os benefícios do prazer da leitura.  Já dizia o autor, Monteiro Lobato: “Uma nação se faz com homens e livros”. 

No Colégio Salesiano São José de Sorocaba, a Biblioteca está presente no cotidiano dos alunos e comunidade escolar, com o empréstimo de livros, contação de histórias e projetos como: “Vamos Ler”, “Dicas de Leitura”, “#amoleitura”, “Teatro”, “Livro Jovem”, entre outros. 

Entretanto, esse cenário foi alterado com os impactos da pandemia de COVID-19. Por conta disso, no ano de 2020, a Biblioteca suspendeu suas atividades presenciais temporariamente. No segundo semestre de 2021, o Colégio iniciou a Biblioteca Itinerante, seguindo todos os protocolos de segurança.

Como ela nasceu? 

A partir da necessidade de alunos e comunidade escolar de terem acesso ao acervo que está em constante atualização. Emprestar um livro, ler, conversar com os amigos e compartilhar ideias. Quantas coisas boas acontecem quando se lê, não é mesmo?

Como funciona? 

Toda semana a equipe da Biblioteca separa alguns títulos, higieniza e leva a sala de aula para que os alunos possam escolher e levar um livro para leitura em casa. Todos os títulos devolvidos ficam por sete dias fora do acervo para higienização. A troca é realizada a cada sete dias na sala. O aluno também pode frequentar a Biblioteca seguindo os protocolos de segurança do Colégio. Muito se tem discutido na área de Biblioteconomia sobre abrir ou não o acervo para os seus usuários. Cada instituição tem a sua realidade. Pautado sempre nos protocolos vigentes, o Colégio Salesiano São José de Sorocaba busca a melhor forma de atender às demandas pedagógicas, práticas e lúdicas. 

Por: Colégio Salesiano São José Sorocaba

Crédito: Colégio Salesiano São José Sorocaba

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: