Na Festa de Padroeira da Congregação, celebrada neste dia 24 de maio, a ISSP recorda a sua presença materna e devocional
Ao chegar no Centro Inspetorial, a Mãe Auxiliadora acolhe de braços abertos os membros da Inspetoria que leva seu nome como identidade. Tal acolhimento se expande para todas as casas, obras sociais, paróquias e campus universitários que formam a grande Família Salesiana em São Paulo.
“Foi ela quem tudo fez” e, ainda faz, pela missão iniciada por Dom Bosco em Turim, e hoje reverbera em todo o mundo.
LEIA TAMBÉM
UNISAL recebe visita do Padre Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone Sul
NA VIDA DE DOM BOSCO
Por mais que não soubesse o exato momento da promessa de chuva feita ao povo em Mirabello, na Itália, Dom Bosco ao olhar para o grupo numeroso e ansioso de fiéis, meditou em seu coração de forma confiante, crendo que a mãe atenderia não somente o seu pedido, mas o clamor de todo aquele povoado.
A chuva veio e saciou a sede (não só de água), mas de esperança dos moradores da pequena Vila de Grana.
A fé inabalável pela Mãe acompanhou o Fundador dos Salesianos em toda a sua vida. Ele foi ensinado desde cedo por sua mãe Margarida, a confiar em Nossa Senhora, mas somente aos 9 anos aconteceu o primeiro sonho profético — quando a voz do Senhor lhe disse: “Dar-te-ei a Mestra”, seguida da visão da imagem de uma Senhora de aspecto majestoso, afirmando ser aquela que sua mãe havia lhe ensinado a saudar três vezes ao dia.
Após o registro das aparições de Maria Auxiliadora na comuna italiana de Spoleto, em 1862, Dom Bosco inicia a construção de uma grande Basílica dedicada a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos, em Turim: “Nossa Senhora deseja que a veneremos com o título de Auxiliadora — vivemos em tempos difíceis e necessitamos que a Santíssima Virgem nos ajude a conservar e defender a fé cristã”, salientou ao Dom Cagliero.
PRESENÇA CONSTANTE
O Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini, salientou sobre como a figura da mestra é vivenciada ainda hoje na Inspetoria de São Paulo:
“Dom Bosco sempre ensinou seus meninos a invocarem Nossa Senhora Auxiliadora como Mãe e mestra. Mãe, pois, é verdadeiramente Mãe do Filho de Deus e nós nos tornamos também seus filhos. Por isso, sentimos em nossos corações o quanto de amor ela tem para conosco, o quanto ela cuida de cada um. Também sob o título de Mestra, pois, é ela quem nos ensina e nos educa no caminho do amor e nos aponta o seu Filho Jesus. Invoquemos sempre a Nossa Senhora o título de Mãe, Mestra e Auxiliadora, assim iremos sentir continuamente, as maravilhas de Deus acontecendo em nossas vidas”.
EM HONRA À MÃE
A Inspetoria Salesiana de São Paulo possui três Paróquias que têm Nossa Senhora Auxiliadora como Padroeira, localizadas no Bom Retiro, Sorocaba e Campinas. Ambas as comunidades prepararam uma série de celebrações em homenagem. Confira abaixo:
24/05 – Missas às 6h30, 8h30, 13h30 e às 19h, com bênção e venda de bolo.
24/05 – Queima das cartinhas
29/05 – Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora às 7h, 10h, 17h e 19h. Às 9h, procissão.
24/05 – Missas – 7h, e às 19h
Hora Santa Eucarística com adoração ao Santíssimo — 15h
Bênção e Bolo da Padroeira — 10h, e às 20h
Pastel da Padroeira — 15h, e às 20h
Terço em louvor a Nossa Senhora Auxiliadora — 17h25
Fontes: Memórias Biográficas e Rede Salesiana Brasil.
Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Foto: Agência Nacional Salesiana