Março: ‘Missão Moçambique’ integrará o acervo do MOSB em SP

A partir deste mês a mostra “Missão Moçambique: retratos de um povo que vive entre sonhos e desafios” ficará no Museu da Obra Salesiana no Brasil

A mostra foi lançada em novembro de 2015 no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Santa Bárbara d´Oeste. Durante oito anos o projeto foi exposto em muitos municípios do Estado de São Paulo, compreendendo cidades da região de Campinas, Vale do Paraíba e também a capital – onde foi visitada pelo escritor moçambicano, Mia Couto, no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em 2018.  

Além da itinerância, o projeto também foi tema de dissertação de mestrado, de onde nasceu o livro “Fotografia documental e Educação: contribuições teórico-práticas às relações étnico-raciais”. A mostra retrata as ações da missão salesiana, em Moçambique.  

O jornalista e autor da mostra, Anderson Junque, afirmou que esse é um sentimento de “missão cumprida”. 

“Depois de ter vivido todo esse processo, de ter ido até Moçambique, registrado o seu povo, ter convivido e aprendido muito com ele, eu só posso dizer que tenho comigo um sentimento de missão cumprida. Para mim é muito honroso ver o projeto no MOSB, e também um sentimento de reconhecimento da sociedade para com todos os educadores que participaram desse trabalho”, avaliou.

O coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil, Marcos Lima, disse que receber a mostra “Missão Moçambique” é uma possibilidade de acessar um acervo da missão salesiana, em Moçambique. 

“A mostra ‘Missão Moçambique’ é um projeto que retrata as ações salesianas no continente africano, especialmente em Moçambique. É um material muito rico do ponto de vista histórico e pastoral”, afirmou.

O padre Marco Biaggi, salesiano, que recebeu o jornalista em Moçambique, em 2015, contou que acompanhou todo o processo de desenvolvimento dos trabalhos desde a concepção. 

“Eu andei com o Anderson pelas províncias de Moçambique. Eu acompanhei todo o trabalho de pesquisa, de construção da mostra. Depois, também, participei do lançamento do livro que ele produziu a partir de sua pesquisa no mestrado em Educação. Então, posso dizer que esse material é muito significativo para toda a congregação salesiana”, contou.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: