Ao som da cantiga popular “cai, cai, balão”, a Banda Marcial, da Obra Social Dom Bosco, recebeu o Conselheiro Geral da Pastoral Juvenil Salesiana. Durante a visita, o conselheiro conseguiu presenciar o impacto social causado pela obra na vida dos atendidos.
“A missão salesiana possui muitas expressões, como o oratório, as paróquias, as obras sociais, mas, especialmente, no campo educativo e artístico, nos quais são o coração do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A música, o teatro, a arte e o esporte, são formas de expressões”, destacou Padre Miguel Angel ao conhecer as oficinas do projeto social.
O vice-inspetor, Padre Cássio Rodrigo de Oliveira, falou sobre a importância da visita do conselheiro ao Brasil e destacou o cuidado com a juventude. “Primeiro, precisamos olhar para os jovens, os nossos destinatários. Transformando os corações, olhando para o futuro e fazendo eles se apaixonarem pela vida e por Deus”, completou.
Ainda durante a sua visita, Padre Miguel Angel conheceu o quadro de funcionários, que atuam diariamente no projeto, e participou das apresentações de ginástica artística promovida pelos atendidos.
“Há outro modo de fazer mágica: ter amigos. Dom Bosco queria que todas as crianças tivessem amigos nas casas salesianas e vocês são ótimos amigos”, destacou o conselheiro para as crianças e os adolescentes.
Acompanhado pelo idealizador do projeto, Padre Rosalvino Morán Viñayo, e pelo diretor da obra, Padre Aramis Francisco Biaggi, o conselheiro também visitou as instalações do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP). Ao caminhar pelas oficinas de Automação, Mecatrônica e Eletrônica, Padre Miguel Angel destacou a qualidade dos equipamentos e dos professores. “São equipamentos de altíssima qualidade. O que vi aqui é realmente grandioso”, enfatizou ele.
Ao final de sua visita, Padre Miguel Angel agradeceu os salesianos locais pela dedicação e pelo empenho com a juventude. De acordo com ele, os projetos da Inspetoria Salesiana de São Paulo são realmente salesianos, como Dom Bosco idealizou.
Veja como foi:
Texto e Imagens: Ana Laet – Comunicação Social ISSP