• INÍCIO
  • INSTITUCIONAL
    • NOSSA HISTÓRIA
    • OBRA SOCIAL
    • LGPD
    • PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E VULNERÁVEIS
  • HORÁRIOS
  • COMUNIDADES
  • PASTORAIS
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
Menu
  • INÍCIO
  • INSTITUCIONAL
    • NOSSA HISTÓRIA
    • OBRA SOCIAL
    • LGPD
    • PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E VULNERÁVEIS
  • HORÁRIOS
  • COMUNIDADES
  • PASTORAIS
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
COLABORE
Campanha virtual com desafios em favor do Meio Ambiente
13/07/2020
JMJ 2023: foi apresentado o Terço da Jornada
30/05/2021

A Importância da Missa

01/10/2020

Educação

Por Daylan Raquel Ribeiro dos Santos – Professora

Estudos comprovam que quanto mais se brinca, maior será o desenvolvimento das funções cerebrais, melhorando o desempenho na escola e no ambiente social. Este motivo faz com que o brincar não seja visto somente como uma mera ocupação sem objetivo, um simples passatempo, mas sim uma ferramenta indispensável à formação global das crianças, afinal é por meio da brincadeira que ela explora, conhece, vivência, aprende, interage consigo e com o mundo, enfrenta conflitos e expõe emoções, portanto, é de suma importância o brincar para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das crianças.

Por meio da imaginação a criança pode desenvolver o papel que quiser, sendo possível representar um super-herói, desenho animado, fada, pai, mãe, boneco, animal, em outras palavras… ela pode ser o que a imaginação lhe permitir, além de aprender ludicamente pela troca de experiências e informações com seus pares.  

Observação: brincadeira conectada com a realidade

Durante a atividade é possível observar que a criança permanece sempre conectada com a realidade, sendo que a mesma apresenta contextos do meio em que está inserida, ou seja, cada recurso lúdico desempenha um papel primordial no desenvolvimento integral da criança, possibilitando assumir determinados papéis conforme pensa e repensa em acontecimentos da sua realidade, concluindo que ao observarem a imitação do comportamento adulto é a forma com que eles identificam esse meio.

Quando brinca, há expressão social e emocional, oportunizando o desenvolvimento de habilidades e construções de aprendizados, certificando que este enlace socioemocional é considerado uma ação muito séria, onde suas escolhas são motivadas por suas vontades, inquietações, desejos e ansiedades vividas no contexto social e familiar.

Brincar faz parte da construção social

Construções de mundo são advindas das brincadeiras, onde a imaginação e o faz de conta viabilizam confrontar suas vivências, recompor emoções, remodelar regras, valores e compreender determinados fatos. Essas construções se dão de maneira positiva, pois são realizadas de forma espontânea e desinteressada, ou seja, aproveitam o momento sem se preocupar com o futuro.

Brincar é um direito!

Faz-se necessário evidenciar que o brincar é um direito da criança, além de ser caracterizado como uma necessidade básica da mesma. Um exemplo bem simplista da afirmação é levar uma criança a uma lanchonete e não dar a ela nenhum brinquedo. Enquanto aguarda, o tédio vai dando lugar à imaginação e à criatividade, em um certo momento a criança poderá pegar um guardanapo ou algo que esteja sobre a mesa para transformar em brinquedo. Essa perspectiva demonstra que o brincar desempenha uma ação fundamental no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor.

Quando convidada para participar de uma brincadeira, a criança pode aceitar ou não. Essas decisões são fundamentais para desenvolver a capacidade de escolha, autonomia e responsabilidade nas suas próprias ações e decisões, colaborando para uma melhor internalização do mundo. A escolha dos amigos e também dos objetos acarretam na implantação de regras, amparando um planejamento mental de como será realizada a brincadeira, motivando a capacidade biológica e cognitiva.

Brincadeira: construção e produção

A criança está sempre em processo de construção e de produção, tudo promovido por meio do lúdico, da brincadeira, sendo assim, a diversão do brincar é uma atividade social que depende de regras de convivência.

Regras imaginárias também fazem parte do processo de construção e de produção. São discutidas e negociadas continuamente pelas crianças. Promove o desenvolvimento global e incentiva a interação entre os colegas.

Foto por Lukas (fonte: Pexels)

Brincar não é simplesmente passar o tempo, é a oportunidade da criança externar seus sentimentos, pois seus pensamentos e conflitos são expostos à medida que se torna essencial criar sua autonomia e exprimir sua essência. É uma atividade onde a criança constrói e transforma seu mundo, estabelecendo uma relação com o meio onde vive e também com as pessoas que as cercam.

Criança precisa brincar consigo, com os pares e com os adultos. Faz-se necessário para fomentar a capacidade que ela tem de criar e de imaginar.

Compartilhar
30

Artigos Relacionados

09/07/2020

Inclusão social verdadeira e transformadora


Leia mais
02/07/2020

Da saúde física ao bem estar mental


Leia mais
03/06/2020

PASTORAIS 2021. Participe.


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca no site

✕

Tags de Assuntos

  • aprender
  • arquidiocese de são paulo
  • arquisp
  • bem-estar
  • brincadeira
  • campanha
  • catecumenato
  • catequese com adultos
  • curso de liderança
  • dicas
Facebook-f Instagram Youtube

PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO
Localização:
Rua Cerro Corá, 2.101 – Alto da Lapa

Contato: (11) 3022-3334

[email protected]

© Todos os direitos reservados

Feito com muito ❤

[elfsight_whatsapp_chat id="1"]
Olá.
É importante que leia isso:
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Cookie settingsOK! Tudo bem!
Política de Privacidade

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR