Família Salesiana participa da 22ª Romaria Salesiana da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora

Cerca de 4.500 devotos de Dom Bosco e Madre Mazzarello estiveram no Santuário Nacional de Aparecida

Cerca de 4.500 devotos de Dom Bosco e Madre Mazzarello estiveram no Santuário Nacional de Aparecida

Ao som de “Romaria”, em frente ao Porto de Itaguaçu, na curva do Rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, o grupo de amigas de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, cantavam emocionadas enquanto relembravam os últimos dois anos sem a tradicional romaria salesiana. 

LEIA TAMBÉM:

Formandos Salesianos recebem ministério de Acolitado

De acordo com elas, foram 24 horas de viagem, cerca de 1.579 km até o Santuário Nacional de Aparecida. Segundo as amigas, Jussara Pereira de Moura, Carmem Regina e Selma Maria, elas precisaram atravessar o Pantanal e, mesmo sem dormir, essa viagem valeu a pena. 

 “Eu venho desde a primeira, eu moro em Cuiabá, mas fui até Corumbá para chegar aqui. A primeira coisa que eu fiz hoje, às 5h da manhã, quando tocou o sino, foi abrir as janelas do ônibus e agradecer por estar aqui. Não há dinheiro nenhum que pague isso”, destacou Jussara Pereira de Moura. 

Para Carmem Regina, que estava participando pela primeira vez da romaria salesiana, essa era a oportunidade de agradecer após os últimos anos. “Estou bastante emocionada, estou aqui em agradecimento pela vida dos meus filhos e dos meus pais”, comentou ela. 

Santa Missa

Este ano, a tradicional peregrinação teve como tema “Com Maria, Educando com Amor e Sabedoria”, em consonância com a campanha da fraternidade, sob o tema “Fraternidade e Educação”, e com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. 

A Santa Missa, celebrada às 12h, pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada por Dom Hilário, SDB, e Dom Fernando Legal, SDB,  relembrou o que o Papa Bento XVI, em 2007, disse ao estar no altar central: “permanecei na escola de Maria”. 

Dom Orlando parabenizou os salesianos que trouxeram essa recordação e essa devoção à Maria Educadora.  “Ela foi, em primeiro lugar, educadora do Jesus humano, além de tantos santos e santas, como São Bernardo e São João Bosco. Admiramos a humanidade de Jesus e quem o ensinou, a ser humano, foi Nossa Senhora. Ele, com a humanidade de Maria, amou a humanidade. Só podemos agradecer a Nossa Senhora, por essa grande lição”, comentou Dom Orlando em sua homilia. 

O arcebispo também agradeceu aos salesianos e salesianas nas periferias do mundo inteiro, nos centros urbanos e em seus colégios, por ensinarem e trabalharem, a exemplo de Maria Educadora, como disse São Dom Bosco. 

“Que nós também possamos, na escola de Dom Bosco, sempre colocarmos nossa confiança em Nossa Senhora. Ela é a educadora de todos nós, a primeira e a mais perfeita discípula da palavra. Maria nos ensina a viver no cotidiano, 30 anos em Nazaré. É no cotidiano, com alunos, professores e paroquianos que vocês, salesianos, estão também se santificando, como fez Maria”, encerrou Dom Orlando Brandes.  

Salesianos 

No mesmo altar, padres salesianos de todo o estado de São Paulo estiveram presentes. O Padre e Inspetor Justo Ernesto Piccinini, SDB, durante o seu agradecimento, pediu a consagração das crianças, dos adolescentes e dos jovens, além de seus familiares, à Nossa Senhora Aparecida. “Saiba, querida Mãe. Na vossa presença, nos sentimos bem e somos agradecidos pela sua constante companhia”, disse ele. 

Durante as suas palavras, Padre Ernesto Piccinini agradeceu Dom Orlando Brande pela sua dedicação e generosidade. “Deus o conserve forte, firme e com saúde para recuperar o povo de Deus. Expressamos nossa gratidão a toda equipe, aos nossos queridos padres e ao Santuário por todo o carinho a nós dispensados”, concluiu. 

O Padre Piccinini encerrou agradecendo a família salesiana, que esteve presente, e que vieram do Norte e do Sul do país, principalmente de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. 

150 anos do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora 

Durante a Santa Missa, a Irmã Dorcelina Rampi, Ecônoma inspetorial do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora, leu a mensagem da Madre Geral, Chiara Cazzuola.

Segundo o texto escrito pela Madre Geral, Chiara Cazzuola, à serviço da educação, com esperança e coragem, compartilha a alegria de celebrar os 150 anos do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora e os 130 anos da presença das filhas de Maria Auxiliadora no Brasil. 

“Gostaria de retomar o que o Papa Francisco disse aos capitulares, no dia 22 de outubro de 2021, para que não se esqueçam da graça das origens, da humildade e da pequenez dos inícios que tornam transparente a missão de Deus na vida”,  destacou a representante. 

Durante a sua mensagem, a madre relembrou os desafios e os obstáculos enfrentados, nas terras brasileiras, pelas primeiras filhas de Maria Auxiliadora e pelos filhos de Dom Bosco.  “Chegaram aqui movidos por muito amor, audácia e coragem. Celebramos a fidelidade de Deus que continua a acompanhar, ainda hoje, o crescimento do carisma salesiano no Brasil. Como Dom Bosco, nós também reconhecemos que Maria tudo fez, faz e continuará fazendo. ‘Sustentando-nos na educação de educar os jovens’, não é uma frase abstrata, mas indica uma visão e certeza radicada na fé e no carisma”, concluiu. 

Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Imagens: Camila Ribeiro 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: