Semana Cultural Conde de Moreira Lima ensina e desperta vocações

Entre os dias 15 e 19 de junho um dos grandes nomes da História do Brasil esteve mais vivo do que nunca.  Conde Moreira Lima (1842 -1926) recebeu uma série de homenagens de alunos, professores e moradores da cidade. A semana dedicada a ele foi organizada pelo Curso de Licenciatura em História do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena – Campus São Joaquim e a Escola Conde de Moreira Lima, em parceria com o Instituto de Estudos Valeparaibanos e a Secretaria de Cultura da Cidade de Lorena.

Este ano, o roteiro de atividades foi realizado em dois horários, das 8h às 10h e das 14h às 16h, e contou com grupos de 35 alunos por período.
“Estudantes da Escola Municipal Conde de Moreira Lima participaram de uma visita guiada a importantes pontos da cidade de Lorena, que têm relação direta com a história do titular do Império brasileiro, Joaquim José de Moreira Lima Junior”, afirma Tadeu Miranda, coordenador do Curso de História.

O trajeto teve início na Escola Conde de Moreira Lima. Em seguida, o grupo caminhou para a Praça Conde de Moreira Lima, onde foram apresentadas as importantes obras de caridade realizada por ele no município. A terceira etapa do passeio foi o Lar São José, uma das obras do Conde que guarda até hoje detalhes únicos da arquitetura da época. O Santuário de São Benedito, onde está o jazigo do Conde, abaixo do altar-mor da Basílica, também fez parte do roteiro. O passeio cultural terminou no Solar do Conde de Moreira Lima, que hoje abriga a Casa de Cultura da cidade, local que um dia foi a residência do Conde, um dos pontos obrigatórios de parada para o visitante pela importância e curiosidade da vida cotidiana do Conde de Moreira Lima e da História do município de Lorena.

Rafael da Silva Valim, aluno do 2º ano do Curso de História do UNISAL, foi um dos 10 voluntários e organizadores. “Estar em contato com a história do Conde Moreira Lima por meio dos documentos e poder repassar este conteúdo a estudantes me fez crescer como cidadão”, revela o futuro historiador.

O Prof. Me. do UNISAL, Diego Amaro de Almeida, destaca a importância de um evento como este para a continuidade e propagação da cultura da cidade. “Nesta semana aprofundei-me na vida do Conde. Novas teses de trabalho surgiram diante de uma perspectiva sobre o tema apresentada a mim por alunos de 5ª série do ensino fundamental”, afirma o docente.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: