Unisal Americana: Pastoral retoma os colóquios da “Fé e Razão”

O evento abordou a fé e a religião a partir das mídias sociais

Em março, a Pastoral do UNISAL Americana realizou mais uma edição do Colóquio Fé e Razão, trazendo como tema “A fé instagramável: compromisso com quem?”. Com esse tema, buscou-se refletir sobre como as redes sociais podem moldar a forma de expressar a fé e levar a pessoa a acreditar na “religião perfeita”, aquelas com as “belezas” do Instagram e de outras redes sociais. 

O tema, conduzido pelo professor e coordenador do curso de Comunicação Social, Dr. Duilio Fabbri Junior, e pelo coordenador da Missão Institucional do Unisal Campinas, Padre Rafael Galvão, causou reflexão e provocação. 

Durante o debate, o professor Fabbri destacou a religião e a fé, no Instagram, como frutos de um discurso híbrido (com várias heterogeneidades) e trouxe discussões a partir de dois filósofos: Michel Pêcheux e Michel Foucault. Na obra “A Ordem do Discurso”, Foucault enfatiza  que os “dizeres sociais e historicamente construídos, regem-se pelo princípio da exclusão, que se organiza na interdição, na separação e na rejeição”. 

“A fé no Instagram não é a religião dos templos, mas do tempo das redes”, destacou o professor ao citar sete características do discurso “instagramável”. Segundo ele, elas são: Instantaneidade, Entretenimento e Infotenimento, Personalização, Interatividade, Predomínio da Imagem, Discurso Pessoalizado e Facilidade de Acesso e Postagem.  

Na sequência, o Pe. Rafael Galvão falou a partir da sua percepção, como sacerdote. De acordo com ele, no início da pandemia, devido às restrições sanitárias, ele usava as redes sociais, incluindo o Instagram, para dialogar com os jovens diariamente, além de emitir sua mensagem. 

Segundo o sacerdote, mesmo com o alto número de seguidores e pedidos para “lives”, ele sempre soube que esse espaço não é o foco principal de sua vida para o exercício do testemunho, fé e vocação. 

Interatividade

Ao final do debate, os alunos, ex-alunos e representantes do Grupo de Animação Missionária (GAM), puderam realizar perguntas e participar do momento de interação. 

Os colóquios da Fé e Razão acontecem desde 2012, mas durante a pandemia foram suspensos e retornaram em 2023 de forma presencial. 

Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP 

Texto: Robert Nascimento, Professor da Extensão Universitária da Unidade Americana

Fotos: André Luis de Moraes

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: