Diretores e Gestores das Obras Sociais participam de 1º encontro presencial do ano

27/02/2025
Texto: Eduardo Freire, com informações da Comissão da Ação Social
Fotos: Frederico Battistelli e Giuliano Celms

Encontro reforçou o compromisso da Inspetoria com a promoção da esperança e da justiça social, por meio de atuação conjunta de suas obras sociais.

No dia 25 de fevereiro, a Inspetoria Salesiana de São Paulo recebeu o primeiro encontro presencial de 2025 de diretores e gestores das Obras Sociais da ISSP. A abertura foi conduzida pelo P. Agnaldo Soares de Lima, salesiano referência da Ação Social, que iniciou o encontro com um momento de oração e reflexão sobre a Estreia de 2025: “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, e também sobre o lema do Ano Jubilar: “Peregrinos de Esperança”. Em sua reflexão, P. Agnaldo destacou que “a esperança não é o convencimento de que algo dará certo, mas a certeza de que faz sentido, independentemente do resultado”.

Em seguida, o Vice-Inspetor, P. Mauricio Tadeu Miranda, ressaltou a importância de dois documentos estratégicos fundamentais para o alinhamento das ações pastorais: o Plano de Organização Inspetorial (POI) e o Plano Estratégico de Pastoral Salesiana (PEPSI). Complementando a apresentação, o Ecônomo Inspetorial, P. André Luiz Simões, destacou a relevância da utilização das ferramentas TOTVS para padronização e acompanhamento das práticas financeiras das casas.

Durante o encontro, a coordenadora da Comissão da Ação Social, Jéssica Silva, apresentou os membros da comissão para 2025 e exibiu um vídeo institucional produzido a partir das visitas de acompanhamento realizadas ao longo do ano anterior. Além disso, cada Obra recebeu um vídeo individual, elaborado para apresentar sua missão, visão, valores, projetos e serviços. Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer a identidade de cada unidade, ampliar sua visibilidade e facilitar o engajamento com a comunidade e potenciais parceiros. Jéssica apresentou ainda o Relatório de Acompanhamento das Obras, permitindo uma análise detalhada dos dados e facilitação dos processos de alinhamentos estratégicos.

Na sequência, Ana Lúcia Franzoni Rama, coordenadora da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD), abordou a importância da gestão de indicadores para a qualificação das práticas inspetoriais. Ela reforçou que o POI e o PEPSI são ferramentas práticas para assegurar o alcance dos objetivos educativos e pastorais da Inspetoria e destacou a necessidade de consolidar indicadores claros e mensuráveis. Ana também apontou desafios, como a unificação do trabalho inspetorial e a mudança cultural na gestão de dados, além de apresentar uma retrospectiva do processo de implementação desse trabalho, que incluiu a construção do POI/PEPSI pela SPD em 2023, a aprovação em 2024 e os desdobramentos previstos ao longo de 2025.

Outro ponto relevante da programação foi a apresentação da Comissão Inspetorial da Ação Social, que expôs as diretrizes para a definição de indicadores e metas alinhados aos objetivos inspetoriais. Esse processo busca promover um monitoramento mais eficaz e orientado a resultados. Foi destacado também o Manual de Dados, um documento elaborado para padronizar a coleta de informações e subsidiar a elaboração do Relatório Social.

Carlos Nambu, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Articulação Política, também participou do encontro, apresentando um panorama das ações do GT nos âmbitos estadual, municipal e nacional. Ele reforçou a importância da participação das Obras Sociais nesse processo e incentivou uma maior articulação das OS salesianas no contexto do GT.

Ao longo do dia, os diretores e gestores tiveram a oportunidade de compartilhar mudanças, desafios e ideias, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da colaboração entre as unidades. Como encaminhamento final, ficou definido que os vídeos institucionais produzidos para cada obra serão enviados às respectivas casas, como forma de potencializar a comunicação e promover maior integração entre as ações sociais salesianas.

Por fim, o encontro reforçou o compromisso da Inspetoria Salesiana de São Paulo com a promoção da esperança e da justiça social, por meio de uma atuação conjunta e alinhada de suas obras sociais, quanto a demandas e projetos para 2025, além de qualificar os dados e as ações realizadas pela Inspetoria.

Notícias
Notícias relacionadas
27/03/2025
Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana realiza “Semana das Mulheres que Fizeram História”
Oficinas promoveram reflexão sobre a importância das mulheres na construção do mundo em que vivemos, inspirando os alunos a valorizarem as contribuições femininas ao longo da história.
17/11/2025
Ex-educando da Obra Social Dom Bosco tem projeto reconhecido como uma das 100 inovações educacionais mais impactantes do ano
Prof. Wagner Garcia Siqueira, que leciona na E.E. Fadlo Haidar, em Itaquera, criou a iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, que integrará a edição 2026 do catálogo da Plataforma HundrED, da Finlândia.
05/12/2025
Equipes diretivas das Escolas Salesianas de SP realizam reunião anual de fechamento
Momento de integração e planejamento fortaleceu a unidade das equipes diretivas e renovou o compromisso com a missão educativa salesiana.