Café Mamãe Margarida tem espaço abençoado na Obra Salesiana de Pindamonhangaba – SP

10/02/2026
Texto: com informações OS Pindamonhangaba
Fotos: OS Pindamonhangaba

Criado para fortalecer a acolhida aos peregrinos, visitantes e comunidade, espaço está em sintonia com a Réplica da Casa de Dom Bosco.

Integrando a Vila dos Becchi, e em sintonia com a Réplica da Casa de Dom Bosco, que hoje faz parte do Caminho da Fé e da Rota da Luz, a Obra Salesiana de Pindamonhangaba celebrou, no final do mês de janeiro, no dia 31, festa litúrgica de São João Bosco, a inauguração e a bênção do “Café Mamãe Margarida”, espaço criado para fortalecer a acolhida aos peregrinos, visitantes e à comunidade em geral.

A solenidade contou com a presença do inspetor salesiano, Padre Alexandre Luís de Oliveira, do vice-inspetor, Padre Mauricio Tadeu Miranda, além de parceiros, apoiadores e membros da comunidade. O novo espaço recebeu o nome de Mamãe Margarida, mãe de Dom Bosco, símbolo de cuidado, simplicidade e acolhida, valores profundamente ligados ao carisma salesiano.

Estiveram presentes o empresário Jânio Ardito, representando os parceiros da iniciativa; o artista e construtor Leandro Musetti, responsável pela construção tanto da Réplica da Casa de Dom Bosco quanto do Café Mamãe Margarida; os arquitetos Mariana Medrado e Rodolfo Ruales, autores do projeto, recebidos pelo diretor da Obra Salesiana de Pindamonhangaba, Padre Agnaldo Lima, que destacou a importância do novo espaço como expressão concreta da hospitalidade salesiana.

O artista plástico Fernando Rodrigues, autor do quadro de Mamãe Margarida, também marcou presença e acompanhou o descerramento da obra e a apresentação ao público, momentos antes da bênção solene do espaço, conduzida pelo inspetor, P. Alexandre, e pelo vice-inspetor, P. Mauricio.

O diretor da presença, P. Agnaldo, destacou que o Café Mamãe Margarida nasceu como um espaço de convivência, descanso e acolhida, reafirmando a missão salesiana de ser “casa que acolhe”, especialmente para aqueles que percorrem caminhos de fé e espiritualidade, inspirados pela vida e pelo legado de São João Bosco.

Notícias
Notícias relacionadas
10/02/2026
Diretores e Párocos tomam posse nas presenças salesianas em SP
Celebrações Eucarísticas realizadas nas comunidades salesianas fortalecem os laços e a essência da missão, com as bênçãos de Dom Bosco e de Nossa Senhora Auxiliadora.
23/02/2026
Papa Leão XIV aos Salesianos: “Entre os sinais mais eloquentes, a sua consagração”
Santo Padre foi recebido pelo Reitor-Mor, Padre Fábio Attard, que expressou, em nome de todos os Irmãos Salesianos, a alegria e a gratidão pela visita, definindo-a como “fonte de bênção, coragem e esperança”.
12/04/2023
Páscoa Juvenil Salesiana é realizada no Centro Inspetorial de São Paulo
Durante o final de semana, os jovens aprofundaram momentos bíblicos, litúrgicos e teológicos do Mistério Pascal