Dom Bosco de Itaquera é a vice-campeã do Acesso ll do Carnaval Paulistano 2023

Foi com emoção – nos últimos quesitos e notas - que a Dom Bosco de Itaquera alçou o voo tão esperado

Em uma apuração tensa, seguida das escolas coirmãs “Imperador do Ipiranga” e “Torcida Jovem” – a apenas um décimo de distância -, a Dom Bosco disputava um dos dois primeiros lugares, o que lhe garantiria o direito de subir mais um degrau na folia da “Paulicéia”.

Por ser a última das 12 agremiações do Acesso II a desfilar, a escola viveu o nervosismo até o término da apuração. A “Imperador do Ipiranga”, que ocupava a segunda colocação, perdeu em “Fantasia”, último quesito a ser julgado, os dois décimos necessários para reposicionar a Dom Bosco na classificação, atrás apenas da “Torcida Jovem”, que se consagrou como a grande campeã de 2023.

Classificação final, com a Dom Bosco de Itaquera em segundo lugar

Com quatro notas 10 no quesito “Fantasia”, a Dom Bosco ratificou a segunda colocação e garantiu o vice-campeonato, com direito – pela primeira vez em sua história -, de desfilar no grupo de Acesso I, caminho final para a série Especial do Carnaval de São Paulo.

Villa-Lobos e uma Sinfonia Brasileira

A ideia inicial era falar da música brasileira, mas os caminhos se cruzaram com a vida e a obra do consagrado maestro Heitor Villa-Lobos, descrito como “a figura criativa mais significativa do século XX na música clássica brasileira” e que se tornou o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

Danilo Dantas, carnavalesco e membro da comissão artística da escola, destacou como foi o processo de construção do enredo.

“A ideia do enredo partiu do Ronny Potolski, um dos nossos diretores de carnaval. Inicialmente ele queria fazer uma viagem sobre a música brasileira, mas ao conhecer a história do maestro Villa Lobos, eu acabei querendo falar mais sobre a vida dele e da sua influência musical para o Brasil. Então, fizemos uma transformação do enredo, levando da ‘música brasileira’ para a história de Villa-Lobos. Deu muito certo e a gente conseguiu o nosso objetivo de apresentar um grande trabalho”, concluiu ele.

Arte do enredo “Sinfonia Brasileira, uma aquarela em poesia”

Para Rodrigo Dias, também integrante da comissão artística da escola, os pontos altos do desfile foram:

“O desfile da ‘Dom Bosco’ era aguardado pela crítica e pelo público, não só pelo enredo, mas também porque, no ano passado, a gente só não subiu por conta dos pontos perdidos ao ultrapassar dois minutos (no tempo de desfile), mas esse ano a escola planejou muito – cada passo do que iria fazer na avenida. Fizemos três “apagões” (as populares paradinhas). A bateria parou e a escola inteira cantou o refrão. Isso despertou muita gente no Anhembi. A escola veio com uma bela paleta de cores, carros com integrantes coreografados. São pontos altos do desfile da ‘Dom Bosco’. Muita gente cantando. O ‘chão da escola!’. Além de uma plástica e estética bem aceitas pelo público, pela imprensa e pelos jurados.”

História

Nascida do sonho do seu idealizador, o Padre Rosalvino Morán Viñayo, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco surgiu no ano 2000 com a intenção de resgatar a juventude de Itaquera e região.

Localizada no bairro de Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, a escola de samba foi fundada a partir da Obra Social Dom Bosco, com 42 anos de serviços prestados à nossa sociedade. Seus componentes são a base de um resultado sólido de uma das maiores obras sociais do país.

Viva Dom Bosco! Subimos!

Confira Imagens do Desfile:

Confira o Desfile da Dom Bosco de Itaquera, na íntegra, Clicando Aqui.

Texto e Imagens: Comunicação/OSDB Itaquera

Imagens: Felipe Araújo/LigaSP e Carnavalesco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: