No dia 28 de novembro, no teatro do Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, em São Paulo, os educandos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) participaram do encerramento do Projeto Valorização da Vida, desenvolvido pelas educadoras Maria Clara Leme e Fernanda Mota, responsáveis pelo desenvolvimento do conteúdo de formação cidadã. O objetivo do projeto é identificar, através da história de vida dos educandos, os valores apresentados e desenvolvidos ao longo de seu crescimento nos aspectos bio-psico-social e sua espiritualidade.
O projeto desenvolvido para as turmas de ambos períodos (manhã e tarde) contemplou diversas atividades de autoconhecimento, união, sonhos e empatia. Logo no início do semestre, os educandos fizeram um barquinho de papel e ao longo do curso, durante as atividades propostas, foram percebendo que esse barco eram eles mesmos.
No dia do encerramento foi entregue a cada educando seu livro que contemplou colagens, desenhos, fotos, dedicatórias e todo o trabalho desenvolvido por cada educando. As famílias foram convidadas para participar do momento e um vídeo com o tema “Estamos todos no mesmo barco” foi apresentado afim de enfatizar a proposta. Ao fim, os educandos receberam um bombom seguido da mensagem: “A força de vontade é o leme que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos”.
“Nosso objetivo é estimular o conhecimento do processo evolutivo do jovem, para que percebam a importância de cada pessoa na construção da história da humanidade (matizes, valores, princípios, marcas). Contribuições no meio em que vive. Socializar as vivências pessoais como meio de autoestima, autoconfiança e autocontrole (fortalecer, compreender, partilhar, manter, renovar, rever…).”, concluíram as educadora Maria Clara e Fernanda Mota.
Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – IDB