Quem somos

Quem Somos?

Somos uma FAMÍLIA, como quis o nosso próprio fundador São João Bosco, o apóstolo dos jovens. Somos a continuação do bem que se desenvolve em várias partes do mundo com os seguidores de Dom Bosco. “Somos sementes da seara que mãos camponesas souberam cultivar”.

Padre Ángel Artime (décimo sucessor de Dom Bosco) e Padre Rosalvino com as crianças dos serviços socioeducativos.

Objetivo Geral:

Promover a formação integral da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso e das famílias, buscando a educação à fé e à cidadania.

Objetivos Específicos:

  • Unir e animar todas as forças vivas da Família Salesiana e da sociedade para a ação educativa e pastoral.
  • Promover as lideranças, abrindo espaço nos diversos projetos e lançando-as na ação política – social, gerando em toda a CEP (Comunidade Educativo-Pastoral) a necessidade do exercício da cidadania.
  • Trabalhar em toda a CEP a dimensão educativa e evangelizadora da família, contribuindo efetivamente para o seu protagonismo. Desenvolver ações sociais que amenizem os efeitos da pobreza e da miséria agravadas pela crise econômica e social.
  • Desenvolver projetos educativos e ações alternativas voltadas para a formação integral, que possam prover as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, os idosos e as famílias, em suas necessidades e em problemas especiais.

Impacto na Comunidade:

A família é o foco de nossa prática pedagógica, sendo considerada: “sujeito” e não mera beneficiária do trabalho socioeducativo, muito menos “problema”. Dessa forma, ela passa a ser o eixo articulador de todos os serviços e programas existentes, sendo a principal preocupação e fonte inspiradora da ação social.

Dessa forma, há um trabalho preventivo e educativo, junto à comunidade, pautado nos princípios de Dom Bosco que se fundamenta no respeito e atendimento aos direitos inerente à pessoa humana, na proteção integral, assegurando-se todas as oportunidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Esse trabalho representa o respeito às relações humanitárias, acredita na promoção da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso e da família como um todo. Visa à formação social e o desenvolvimento das aptidões culturais, profissionais, artísticas e esportivas. Além de estar em plena sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É importante reforçar que o sucesso da atuação tem sido conquistado com a credibilidade de muitos parceiros que têm investido no trabalho realizado. Assim sendo, os objetivos propostos são plenamente alcançados, por meio do envolvimento e compromisso de todos os colaboradores, norteando ações para atingir as metas dos vários serviços e programas.

Aprendemos, com o tempo que, a partir de um ideal, fica possível transformar o dia-a-dia de toda uma região. O nosso trabalho pode ser medido em resultados concretos e números, pois em 40 anos foram atendidas quase 430 mil pessoas, realizados quase 30 milhões de atendimentos e mais de 59 milhões de refeições servidas em 16 espaços socioeducativos e comunitários, nos bairros de Itaquera e Guaianases, ao longo destes anos, por meio do trabalho da Obra Social Dom Bosco e Associação Beneficente Bom Pastor e Imaculada Conceição.

Plano Estratégico:

Apresentamos os principais pontos do nosso Plano Estratégico, formulado em 2005 e que continua em execução. Ao longo deste período, é revisado e avaliado a cada cinco anos, por toda comunidade educativa, de forma participativa e democrática.

I. Visão

Manter a solidez, credibilidade e respeito, na realização de ações socioeducativas voltadas para a família em situação de vulnerabilidade, favorecendo seu protagonismo no desenvolvimento local.

II. Missão

Contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio de atividades socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal.

III. Vocação

Somos vocacionados para realizar atividades socioeducativas que envolvam a mobilização de comunidades, a articulação com o poder público, ações voltadas para a juventude e pessoas em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal na medida em que dispõe de um sólido modelo de educação (o Sistema Preventivo, proposta pedagógica de Dom Bosco, baseada na presença contínua e no trinômio razão-religião-amor) e de uma rede (Rede Salesiana Brasil) com infraestrutura própria e equipes treinadas para o trabalho social.

IV. Princípios e Valores

  • Trabalhar pelo bem comum, para a vida e pela dignidade humana;
  • Atuar tendo como instrumentos a fraternidade e a solidariedade;
  • Colocar a ética na orientação de todas as suas atividades e relações com beneficiários, apoiadores e parceiros;
  • Valorizar o trabalho de todos aqueles que se empenham para atender pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Utilizar a educação como sistema de prevenção para crianças e jovens;
  • Respeitar a diversidade de ideias, crenças e pessoas;
  • Concentrar sua atuação no trinômio razão- religião – afetividade.

Influência e Relevância:

A influência da Obra Social Dom Bosco, é notória, desde as pequenas ações como festas e movimentos de férias, até grandes ações como a sua participação na efetivação na construção de políticas públicas, colaboração na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, articulação para melhoria do desenvolvimento da região (construção de um hospital, posto de saúde, asfaltamento no bairro, extensão de vias públicas), parcerias com escolas públicas e universidades, entre outras. O trabalho da Obra é reconhecido nas esferas públicas e civis. Isto se evidencia por meio de declarações dadas nos meios de comunicação do bairro e do Estado por várias personalidades.

As visitas constantes de representantes de governos internacionais à organização social, quando em visita ao Brasil, para conhecer ações sociais, como o Prêmio Nobel da Paz Dom Ximenez Belo e os governos do Canadá, Alemanha, México e África do Sul, atestam cada vez mais a qualidade do trabalho e sua importância para o bairro, a região, o estado e o país. Evidência esta, agraciada pela colocação do nome de seu patrono na estação Metrô-CPTM do bairro, Estação Dom Bosco, inaugurada em maio de 2000 e pelo recebimento de vários prêmios.

Uma das atividades desenvolvidas pela Obra Social Dom Bosco é, também, contribuir com as discussões e debates que tem como pauta a construção, elaboração, implantação ou implementação de políticas públicas, não só no município, mas nas três esferas de governo.

A experiência mais relevante, neste sentido, foi a liderança na construção de uma política pública na Assistência Social do Município de São Paulo que visasse o atendimento de jovens e adultos por meio de cursos profissionalizantes com uma visão mais socioeducativa e de desenvolvimento social, denominada CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo).

O objetivo do CEDESP é ofertar proteção social a adolescentes, jovens e adultos a partir de 15 anos até 59 anos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e no território a fim de favorecer aquisições para o alcance da autonomia, do protagonismo, da cidadania, para a equiparação de oportunidades; para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e para a garantia de direitos.

A Obra Social Dom Bosco foi a fundadora deste tipo de serviço e, atualmente, tem o maior CEDESP da cidade de São Paulo, atendendo diariamente 1880 jovens e adultos, tendo formado em quase 45 mil pessoas em mais de 30 cursos diferentes. Na Cidade de São Paulo, existem 57 CEDESP atualmente que atendem mais de 11 mil jovens e adultos, administrados por diversas Organizações da Sociedade Civil.