PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A INSTITUIÇÃO

Todo atendimento prestado pela Obra Social Dom Bosco é realizado de forma gratuita, não sendo exigida nenhuma forma de mensalidade ou contribuição financeira para ser beneficiário da Instituição.

Podem ser atendidos pela Obra Social Dom Bosco crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, por meio dos seguintes serviços:

CEDESP

O CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) existe desde 1993 e atende diariamente 1880 jovens e adultos, de 15 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, nos períodos manhã, tarde e noite. É um Serviço de Proteção Básica, tipificado nacionalmente como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizado em parceira com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). No curso de Mecatrônica há ainda a parceria com a Alemanha (BMZ e Don Bosco Mondo) e com o Centro Paula Souza – Governo do Estado de São Paulo.

CIRCO SOCIAL

O Circo Social é um Serviço que foi assumido pela Obra Social Dom Bosco em agosto de 1995, onde funcionava o antigo Clube da Turma, projeto da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, chamada na época de Secretaria do Menor. É um Serviço de Proteção Básica, tipificado nacionalmente como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Modalidade Circo Social, realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). Atende 800 crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 06 a 17 anos e onze meses, pertencentes ao bairro de Itaquera e entorno. As técnicas circenses, artísticas, esportivas e culturais desenvolvidas possibilitam ações corporais, tais como: domínio e consciência corporal; domínio do corpo em deslocamento e manipulações; domínio do corpo em contato com o outro. Prioriza-se o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos, a percepção das diferenças, como elementos-chave no processo de apropriação e expansão de conceitos, atitudes, valores e competências pessoais e sociais.

CCA

O CCA (Centro para Criança e Adolescente) é o serviço mais antigo da Obra Social Dom Bosco, criado em 1984. Inicialmente haviam dois núcleos: um sediado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e o outro na Associação Beneficente Bom Pastor. Atualmente são quatro núcleos na Obra Social Dom Bosco Itaquera. Os núcleos Santo Antônio, São José, Bom Pastor e Nossa Senhora Aparecida são Serviços de Proteção Básica, tipificados nacionalmente como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, modalidade Centro para Criança e Adolescente, realizados em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). Atende 630 educandos entre 06 a 14 anos e 11 meses, pertencentes ao bairro de Itaquera.

CEI

O CEI (Centro de Educação Infantil) é um serviço desenvolvido pela Associação Beneficente Bom Pastor, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sob a nossa gestão desde 1995. São três Centros de Educação Infantil que atendem 398 crianças de 0 a 4 anos; dois no Conjunto José Bonifácio e um ao lado do Metrô Corinthians-Itaquera, bairro de Itaquera, na cidade de São Paulo. No processo de construção de conhecimento, as crianças utilizam diferentes linguagens, demonstrando suas ideias e hipóteses sobre o que sabem e o querem saber.

NCI

O NCI (Núcleo de Convivência de Idosos) foi criado em 1995 para atender as pessoas idosas de Itaquera e regiões vizinhas. É um serviço de Proteção Básica, tipificado nacionalmente como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Modalidade Núcleo de Convivência de Idosos, realizado em parceira com a Prefeitura de São Paulo, conveniado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)Atende 90 idosos no convívio e 40 em domicílio, com idade igual ou superior a 60 anos e em situação de vulnerabilidade e risco pessoal/social. O serviço é um espaço de acolhida e escuta, adota ações participativas e dialógicas de trabalho com idosos, a fim de fortalecer a sua função protetiva e propiciar a permanência nas ações. Identifica, orienta e encaminha os idosos e familiares aos recursos socioassistenciais e de outras políticas do território, como obtenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e demais programas de transferência de renda, bem como o acompanhamento dos idosos que já são beneficiários dos mesmos.

SMSE/MA

O SMSE/MA (Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Dom Bosco) desenvolve práticas psicopedagógicas e sociais que visam à orientação e à uniformização das ações, atividades e procedimentos socioeducativos direcionados aos adolescentes e jovens em cumprimento das medidas de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviço à Comunidade. Nessa perspectiva, as ações socioeducativas deverão possibilitar aos adolescentes e aos jovens um espaço pedagógico por meios de grupos reflexivos, que os favoreçam a pensar e a criar possibilidades de superação das condições que os levaram a cometer o ato infracional. Este serviço atende 120 adolescentes desde 1997 e é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, sendo supervisionado pelo CREAS.

SAICA

SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional) oferece acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos que estejam em situação de vulnerabilidade social e ou risco pessoal, cujos responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir suas funções. É um serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade, tipificado nacionalmente e mantido em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), sendo supervisionado pelo CREAS. São atendidas 75 crianças e adolescentes em cinco Casas de Acolhimento.

 

A Obra Social Dom Bosco está localizada no bairro de Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo.

 

Endereço da Unidade I

OBRA SOCIAL DOM BOSCO

Rua Álvaro de Mendonça, 456 – Itaquera. | MAPA

São Paulo – SP – CEP: 08215-290

Contato: +55 11 2205.1100

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, ou aos sábados, das 9h às 12h.

 

Endereço da Unidade II

CIRCO SOCIAL DOM BOSCO

Rua do Contorno, S/N. Ao lado do Metrô Corinthians-Itaquera 

(travessa da Rua Eng. Sidney Aparecido de Morais) – Itaquera, São Paulo – SP

Contato: +55 11 2107.1255 | 2205.6815

Atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

Sim. A Obra Social Dom Bosco está inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

A Obra Social Dom Bosco não fornece diretamente cestas básicas ou quaisquer benefícios socioassistenciais. No caso de se identificarem famílias em situação de vulnerabilidade social que necessitem deste tipo de apoio, a Instituição fará encaminhamentos para os órgãos públicos responsáveis por atender estas demandas.

Não. A Obra Social Dom Bosco não realiza processos seletivos ou concessões de bolsas de estudo para nenhum colégio Salesiano.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES OFERECIDOS NO CEDESP DOM BOSCO ITAQUERA

As inscrições são realizadas presencialmente, durante o ano todo e para todos os cursos, e as aulas têm início sempre no começo dos semestres do ano: primeira turma no mês de fevereiro; segunda turma no mês de julho. Os cursos são gratuitos e têm duração de 6 (seis) meses.


Para se inscrever na maioria dos cursos, compareça de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou aos sábados, das 9h às 12h, na Rua Álvaro de Mendonça, 456, Itaquera – São Paulo | SP.

Para agilizar o processo, você também pode optar por fazer o preenchimento da Pré-Inscrição pelo formulário dos Cursos CEDESP Dom Bosco Itaquera disponível no nosso site

Mas, ATENÇÃO!Formulário de Pré-Inscrição apenas adianta algumas etapas do processo, como indicação do curso de interesse, preenchimento de dados pessoais, entre outros. 

Para finalizar o processo, após o preenchimento do formulário online, você DEVE COMPARECER PESSOALMENTE na Rua Álvaro de Mendonça, 456, Itaquera – São Paulo | SP, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, ou aos sábados, das 9h às 12hcom o RG, CPF, Comprovantes de Residência; Escolaridade e de Renda.

IMPORTANTE!*

As inscrições para os cursos de Auxiliar PedagógicoCuidador de Idoso e Figurinista são realizadas na Unidade 2 (Circo Social Dom Bosco) da instituição, na Rua do Contorno, s/n, ao lado do Metrô Itaquera, de segunda a sexta, das 8h às 16h, pois os mesmos são ministrados nessa unidade. Informações no telefone: 11 2205.6815.

**O curso de Operador de Computador está disponível nas duas unidades e as inscrições podem ser realizadas em ambos os endereços.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS DO CEDESP DOM BOSCO ITAQUERA!

Cursos*

1. Alfaiate (T|N)

2. Assistente Administrativo (M|T|N)

3. Assistente de Costura** (Curso ainda não existente, relacionado apenas para consulta de interesse)

4. Assistente de Recursos Humanos (M|T|N)

5. Auxiliar de Manutenção Predial (Eletricista) (M|T|N)

6. Auxiliar Pedagógico (M|T) (Ministrado no Circo Social, ao lado do Metrô Itaquera)

7. Barbearia** (Curso ainda não existente, relacionado apenas para consulta de interesse)

8. Cabeleireiro (M|T|N)

9. Confeitaria com Noções de Sorveteria (M|T|N)

10. Costureiro Industrial do Vestuário (M|T|N)

11. Cozinheiro Industrial (M|T|N)

12. Cuidador de Idoso (M|T) (Ministrado no Circo Social, ao lado do Metrô Itaquera)

13. Desenhista de Moda – CAD para Modelagem (T|N)

14. Desenvolvedor de Games** (Curso ainda não existente, relacionado apenas para consulta de interesse)

15. Editor de Projetos Visuais Gráficos (T|N)

16. Editor de Vídeo (M|T|N)

17. Eletricista Industrial (N)

18. Eletromecânico de Automóveis (M|T|N)

19. Figurinista (M|T) (Ministrado no Circo Social, ao lado do Metrô Itaquera)

20. Instalador de Sistemas Fotovoltaicos***

21. Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança – CFTV (T|N)

22. Manicure e Pedicure (M|T|N)

23. Mecânico de Usinagem Convencional (M|T|N)

24. Modelista de Roupas (N)

25. Montador de Equipamentos Eletrônicos (M|T|N)

26. Montador e Desenvolvedor de Comandos e Painéis Elétricos (T|N)

27. Montador e Reparador de Computadores (M|T|N)

28. Operador de Computador (M|T|N) (Curso ministrado nas duas Unidades da Instituição)

29. Operador de Fresadora com CNC (N)

30. Operador de Injetores para Termoplásticos (N)

31. Operador de Torno com CNC (T|N)

32. Operador e Programador de Sistemas Automatizados (Mecatrônica) (N)

33. Organizador de Eventos (M|T)

34. Padeiro (M|T|N)

35. Pedreiro de Alvenaria (N)

36. Programador de Sistemas (M|T|N)

37. Programador Web (M|T|N)

38. Serígrafo (T|N)

 


LEGENDA

M – Manhã | T – Tarde | N – Noite

_

 

*Lembramos que o curso terá início apenas mediante a formação de turmas para o período de escolha.

 

**Cursos ainda não existentes, relacionados apenas para consulta de interesse. Estão sujeitos à formação de turma e à disponibilidade no Termo de Colaboração da Instituição com a Prefeitura de São Paulo.


***Preferencialmente para o Público Feminino

A relação completa dos cursos você encontra aqui no nosso site, no menu principal da página, no botão CURSOS CEDESP, e também no link do formulário de Pré-Inscrição.

O CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) Dom Bosco Itaquera atende diariamente jovens e adultos dos 15 anos completos a 59 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, nos períodos manhã, tarde e noite. 

A idade mínima para inscrição é de 15 anos completos e a máxima de 59 anos.

Não. Para se inscrever em um dos cursos profissionalizantes do CEDESP, é necessário ter no mínimo 15 anos já completos.

Crianças e adolescentes com idade de 6 a 14 anos e 11 meses podem frequentar os nossos Centros para Criança e Adolescente (CCAs), e se inscrever nas atividades oferecidas. Mais informações, clique aqui.

As inscrições são realizadas presencialmente, durante o ano todo e para todos os cursos, e as aulas têm início sempre no começo dos semestres do ano: primeira turma no mês de fevereiro; e a segunda turma no mês de julho. Os cursos são gratuitos e têm duração de 6 (seis) meses.

Formulário de Pré-Inscrição apenas adianta algumas etapas do processo, como indicação do curso de interesse, preenchimento de dados pessoais, entre outros. 

Para finalizar o processo após o preenchimento do formulário online, você DEVE COMPARECER PESSOALMENTE na Rua Álvaro de Mendonça, 456, Itaquera, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou aos sábados, das 9h às 12h, preferencialmente com o RG, CPF, Comprovantes de Residência; Escolaridade e de Renda.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS DO CEDESP DOM BOSCO ITAQUERA!

Você que já estudou conosco e realizou um dos cursos profissionalizantes do CEDESP Dom Bosco Itaquera, recebe próximo a conclusão da sua formação um Formulário de Intenção/Interesse em Vaga para um novo curso. 

Esse procedimento é importante para que o nosso Serviço Social possa mapear e identificar os/as educandos/as, que tenham interesse em um novo curso e, posteriormente, possam ser direcionados para as vagas disponíveis nos cursos de interesse.

É importante esclarecer que o preenchimento desse formulário não configura inscrição ou matrícula automática no curso indicado, mas sinaliza para a nossa instituição o seu interesse em realizar um novo curso na Obra Social Dom Bosco, sendo a prioridade de vagas destinadas aos já inscritos e que ainda não realizaram nenhum curso na instituição e que estão nas filas de espera por uma vaga.

Os cursos são presenciais, com aulas de segunda a sexta, nos seguintes períodos:

Manhã – das 7h30 às 11h30 |  Tarde – das 13h30 às 17h30 | Noite – das 19h às 22h

Os cursos têm a duração de 6 (seis) meses, com aulas diárias de segunda a sexta, nos períodos manhã, tarde e noite.

Todos/as os/as novos/as inscritos/as são orientados a aguardar o contato do nosso Serviço Social para posterior efetivação da matrícula, pois alguns cursos têm uma alta demanda, o que ocasiona a formação de filas de espera

Caso queira saber sobre o andamento do seu processo de inscrição, entre em contato conosco no telefone 11 2205.1100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e peça para falar com o Serviço Social para avaliar a situação.

Você também pode comparecer na nossa sede, na Rua Álvaro de Mendonça, 456, em Itaquera, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, para falar diretamente com o nosso Serviço Social.

Sim. Todos/as os/as nossos/as educandos/as recebem, gratuitamente, o uniforme padrão da instituição (o avental da Obra Social Dom Bosco), têm direito a alimentação no nosso refeitório no respectivo período do seu curso, a saber:

Período da Manhã:  o café da manhã é servido das 7h às 7h15 e o almoço das 11h30 às 11h50.

Período da Tarde: o almoço é servido das 12h45 às 13h30 e o café da tarde das 17h15 às 17h30.

Período da Noite: a noite é servido o jantar das 18h15 às 19h.

E têm direito ao vale-transporte: ida e volta. Para receber o benefício, é importante:

1. Fornecer para a Secretaria da Instituição o número do Bilhete Único, adquirido via SPTrans. Caso não possua, dirija-se até uma das unidades de atendimento da SPTrans para fazer o cartão.

2. Após a matrícula e o fornecimento do número do Bilhete, o período para que a carga de créditos esteja disponível é de 15 a 20 dias. Assim, é importante que o/a educando/a se programe para custear a passagem durante esse período, até que o benefício do vale-transporte esteja disponível em seu Bilhete.

3. A validade do benefício dura em média 6 meses, período dos cursos ministrados no CEDESP.

4. A disponibilidade dos créditos em seu bilhete estará em sincronia com o período de matrícula na instituição. Ou seja, não há disparidade quanto disponibilidade dos créditos nos bilhetes de cada educando/a. A SPTrans fará o crédito dos valores conforme o período de sua matrícula conosco.

5. IMPORTANTE! Em caso de perda, bloqueio ou troca do seu Bilhete Único, ocasionando assim a mudança do número do seu cartão de transporte, comunique imediatamente à Secretaria, a fim de regularizar a situação e evitar o bloqueio do repasse do Vale Transporte.

Não. Algumas vagas disponíveis são para uso apenas de colaboradores da instituição.

Assim que o/ educando/a inicia o curso no CEDESP Dom Bosco Itaquera, ele/a recebe na primeira semana de aulas o Regulamento Interno, que dispõe de todas as normativas e procedimentos durante o curso e a permanência na nossa instituição. Caso, por qualquer motivo, você ainda não tenha recebido o Regulamento Interno, solicite na área de Gerência da nossa Obra.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE TRANSPARÊNCIA

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é o guardião da sociedade que orienta e fiscaliza o cumprimento das leis aplicáveis aos seus jurisdicionados estaduais e municipais. Ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo compete atuar na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus Municípios, exceto o da Capital, bem como na das respectivas entidades de administração direta ou indireta e na das fundações por eles instituídas ou mantidas, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.

Em conformidade com o Comunicado SDG. nº 016/2018, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, poderão ser encontradas no site da Instituição informações sobre suas atividades e resultados, estatuto social atualizado, termos de ajustes, planos de trabalho, relação nominal dos dirigentes, valores repassados, lista de prestadores de serviços (pessoas físicas e jurídicas) e os respectivos valores pagos, remuneração individualizada dos dirigentes e empregados com os respectivos nomes, cargos ou funções, balanços e demonstrações contábeis e os relatórios físico-financeiros de acompanhamentos, regulamento de compras e de contratação de pessoal.

Não. Para acessar as informações sobre os recursos públicos recebidos para a execução de serviços educacionais e socioassistenciais, basta acessar no site a área intitulada “Transparência”. Lá você encontrará os Contratos de Gestão ou Termos de Colaboração referentes às parcerias público-privadas e poderá acessar o ano de referência a respeito do qual deseja obter informação.

Sim. Todos os arquivos podem ser baixados para seu computador ou dispositivo em formato PDF.

A Obra Social Dom Bosco possui Contratos de Gestão e Termos de Colaboração com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LGPD

Nós, que trabalhamos em favor de crianças, jovens e adultos, especialmente os jovens mais necessitados, sabemos como é importante que você esteja seguro sobre seus Dados Pessoais. Por isto, todas as informações relativas a usuários, clientes, educandos, assistidos ou visitantes em geral, que usem nossos serviços digitais ou não, são tratadas em concordância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Assim, reforçando nosso compromisso de proteger e resguardar todos os dados que coletamos, queremos explicar, para você, um pouco mais sobre como fazemos isso. Clique aqui e saiba mais.