OSSJB discute a Educação Social como caminho para uma educação integral

Colaboradores receberam formação sobre o tema e contaram com a presença do Padre Willian falando de sua experiência em AngolaColaboradores receberam formação sobre o tema e contaram com a presença do Padre Willian falando de sua experiência em Angola

Os colaboradores da Obra Social São João Bosco, de Campinas, participaram da formação mensal de setembro na sexta-feira, dia 22. O tema estudado, relacionado ao Caderno de Identidade Educativo-Pastoral da Rede Salesiana Brasil, abordou a Educação Social como caminho para a educação integral em palestra de Rosemeire Gomes Silva, uma das animadoras do Polo São Paulo da Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

Rosemeire enfatizou a identidade salesiana para a construção desta educação integral, reforçando a ideia de que todos aqueles que estão inseridos em casas salesianas são, genuinamente, educadores. Além disso, a animadora do Polo destacou que o educador social deve se adaptar aos desafios encontrados em cada situação, entendendo que a base da dimensão espiritual-pastoral de cada colaborador deve estar intimamente ligada ao Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Após o almoço, os colaboradores tiveram um momento de descontração, em uma atividade de dança promovida por um dos educadores da obra, Oscar Pereira dos Santos, além da palestra do Padre Willian de Lima, missionário em Angola há dois anos.

O padre explicou a realidade enfrentada pelos salesianos na região do continente africano: falta água, comida, condições de higiene e esgoto até mesmo na escola onde atuam, mas sobra alegria, vontade de aprender mais e disposição, o que torna o trabalho menos pesado no local. A escola salesiana em que Padre Willian atua acolhe sete mil crianças da região, mas ainda há muitas que ficam sem atendimento, pois a densidade demográfica angolana é muito alta, o que, segundo o salesiano, é uma característica cultural de um país que valoriza a fertilidade como sinal de vida bem sucedida.

Aproveitando a semana em que se comemorou o Dia do Educador Social – 19 de setembro – Ana Lúcia Batista, Gerente Operacional da Obra Social São João Bosco, homenageou todos os colaboradores dos núcleos, salientando que todos aqueles que trabalham de maneira direta ou indireta com ação social são responsáveis pelo serviço realizado com os acolhidos e merecem as palavras de carinho e agradecimento por mais um ano de dedicação.

Ao final do dia, Camila Assunção da Silva, jovem coordenadora do Grupo de Ação Missionária (GAM) da Paróquia Dom Bosco, contou sua experiência no Congresso da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), explicando a história, raízes e estruturas da AJS. Camila afirmou que sua vivência no Congresso foi uma amplificação do que é realizado nos grupos paroquiais, mas com jovens de todo o Brasil revelando experiências diferentes em seus grupos locais.

Mariana Ignácio – Comunicação Social – Obra Social São João Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: