Pe. William: Saudações angolanas à minha pátria e aos irmãos brasileiros!

Pe. William de Lima, 39 anos, foi enviado como missionário a Angola e está em Luanda desde setembro. Ele escreveu um bonito relato à Inspetoria de como está sendo sua experiência no novo país. Acompanhe.

“Por um lado, bastante saudade de vocês e por outro, estou sendo muito bem e acolhido e a vontade em minha nova pátria!

2015_AM_ComSaoJosedeNazare_AngolaNossa presença salesiana aqui em Angola, particularmente na comunidade São José de Nazaré é um grande dom. Atendemos cotidianamente mais de 12 mil pessoas. Temos o grande prédio onde fica nossa comunidade e atendemos a maioria dos jovens e crianças, mas também temos mais de oito centros de estudos, casas abrigos, postos de saúdes, muitos grupos juvenis, corais de cantos, catequese e uma paróquia com 13 comunidades. MUITA VIDA! Laudato si!

Acordamos às 5h (no Brasil 01h da madrugada, rs), orações e missas. Aqui a maioria das celebrações acontecem pela manhã, as nossas são às 6h30, depois “matabichamos” (tomamos café) e estamos envolvidos com os trabalhos educativos e paroquiais até às 23h, quando o corpo sem força e feliz, vai repousar.

Completarei onze meses de ordenado e dois mêses, como missionário. Percebo que tudo vale muito a pena! O senhor realmente nos coloca no mundo para os outros e isto me faz feliz, mesmo diante das dificuldades e limites.

Aqui em Luanda, Angola, é interessante, lugar de excessos e contrastes: a beleza humana contrastada com a pobreza social. A falta de2015_AM_PeWilliamdeLima_Angola infraestrutura, emprego, saúde e oportunidades, não tira o brio do angolano, um povo acolhedor, feliz, rico em dons, fé e vontade de viver.
É muito forte o sentido de família e acolhida. Na semana, que cheguei, foi muito bonito, um grupo de mamães vieram a nossa casa para me acolher como “pai da comunidade”, o “padre é nosso pai! Pai espiritual, mas também é nosso filho e nosso irmão, somos uma família”!

Ressalto, que os irmãos (leigos e SDBs) que de alguma forma sonharam em realizar uma experiência missionária “Ad Gentes” é algo muito especial. – Não tenham medo!

Peço a Deus, o grande Pai de nossa família e Mamã Muxima (padroeira de nossa visitadoria salesiana), que abençoem a todos no Brasil e aqui em Angola, não nos deixem nunca cair em desanimo, diante das dificuldades do tempo presente, Brasil\Angola já sofremos muito, mas ambas as nações possuem uma marca bonita e tem muito a ensinar ao mundo e aos seus filhos: Fé, Esperança e a pratica do amor: a Caridade.

Em Dom Bosco, meu saudoso abraço!”

Pe. William de Lima, SDB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: