São Luís Guanella (1842-1915)

Beatificado em 25-10- 1964
Canonizado em 23-10- 2011

Padre Luís Guanella. Fraciscio di Campodolcino (So) 19-12-1842 – Como 24-10-1915
Luís Guanella nasceu em Fraciscio di Campodolcino no Val San Giacomo (Sondrio) no dia 19 de dezembro de 1842.

A particular situação geográfica da terra na qual Luís cresceu forjou nele um caráter sólido: firmeza, temperança, espírito de sacrifício. Distinguiu-se sempre pela sua grande fé enriquecida e alimentada pela piedade popular, que respirava graças à sua proximidade aos simples e aos pobres. Estudou no colégio Gallio de Como e em vários seminários diocesanos. Foi ordenado sacerdote em 1866 e, pouco tempo depois, foi nomeado pároco de Savogno. Dedicou-se com muito zelo aos jovens, ocupando-se por eles da escola e revitalizando a Ação Católica.

Ao mesmo tempo tomou contato com Dom Bosco. Fascinado pelo carisma salesiano, tentou abrir um colégio para os jovens, mas a operação não foi adiante. Quis, contudo, estar com Dom Bosco, e em 1875 fez-se Salesiano. Ocupou-se do oratório “São Luís” em Turim e, pouco depois, foi nomeado diretor do colégio “Dupraz” em Trinità (Cuneo). Ficou na Congregação Salesiana por três anos, porque o Senhor tinha disposto diversamente: o bispo, de fato, chamou-o de novo à diocese. Luís não tinha medo de defender os seus jovens e os seus pobres mesmo diante das pretensões dos poderosos e dos políticos.

Também por esse motivo foi obrigado a fechar a escola para crianças pobres aberta em Traona. Enviado pelo bispo para dirigir um asilo de idosos pobres, encontrou na obra um grupo de Ursulinas que organizou numa congregação: as Filhas de Santa Maria da Providência. A nova congregação dedicava-se à educação da juventude, especialmente mais pobre e marginalizada, da assistência aos doentes, mentais, mas não só, do acompanhamento e sustento dos idosos abandonados.

Fundou em Como a Casa da Divina Providência, na qual erigiu o santuário do Sagrado coração. Apoiado pelo bispo fundou também o ramo masculino: os Servos da Caridade, também eles com as mesmas finalidades. As suas congregações floresceram na Itália, Suíça e Estados Unidos. Para apoiar os moribundos fundou a Pia União do Trânsito de São José. Construiu diversas igrejas e obras para os migrantes e marginalizados.

O quê aprendeu da experiência feita com Dom Bosco não foi só a predileção pelos jovens, que, contudo levou adiante por toda a vida, mas de modo particular a obediência cega e sacrificada diante dos superiores. Como Dom Bosco foi obediente ao bispo, mesmo no sofrimento e na incompreensão. Morreu em Como no dia 24 de outubro de 1915. Foi beatificado em 25 de outubro de 1964.

SDB.ORG

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: