Angola: Pe. William fala sobre a experiência educativa salesiana

Pe. William de Lima foi ordenado em dezembro de 2014. Meses depois, respondendo ao apelo missionário da Congregação, foi enviado à Angola, de onde periodicamente nos manda notícias para matarmos a saudade e sabermos como está sendo a missão em terras africanas. Segue sua última carta, enviada neste mês de fevereiro:

“Com gratidão e alegria, entramos no ano de 2017, tantas realizações, tantos desafios encarados no ano cessante e com a graça

Escola de Animadores. Pe. William à esquerda

de Deus estamos firmes na caminhada, com muitos e novos sonhos.

Janeiro é um mês interessante por aqui, bastantes atividades, geralmente temos a experiência do final do ano, onde gastamos todas as nossas forças e janeiro, as recompomos, tomamos fôlego para depois do carnaval, seguir com toda a força, mas repito. Janeiro por aqui é diferente.

Muitas atividades juvenis e educativas, de forma bem resumida, o que vivemos como Pastoral Juvenil: Escola de Animadores, uma semana formando os jovens animadores dos grupos, quase duzentos neste ano; Acampamento Celebrativo; três dias depois, duas semanas de Missões Universitárias; duas semanas de Formação aos Catequistas em minha paróquia, juntamente com uma semana de Formação de Professores, na Escola Dom Bosco e na Inspetoria. Além do acompanhamento dos técnicos italianos do clube de futebol Inter de Milão, que tem um projeto muito “fixe” (bom, legal, bem…). Como fazer tudo isto em um mês? Não sei, é um mês diferente e curto para tantas atividades.

Além destas atividades, acabo de receber uma nova obediência: ser diretor do complexo escolar Dom Bosco , que nos meses de dezembro e janeiro realizou-se as matrículas e confirmações, onde a presença e o trabalho é bem exigente, e como fazer tudo isto em um mês tão ocupado? Não sei, só por Deus, rsrs.

É sobre esta experiência última que quero partilhar algumas palavras. A Missão Católica tem contribuído para a formação humana e cristã de Angola, depois da guerra e mesmo durante, a Igreja sempre cuidou de seus filhos, onde muitos os abandonaram. Os Salesianos têm seu trabalho muito respeitado neste campo do ensino, falarei somente sobre o nosso Complexo Escolar Dom Bosco.

Cadeia Comarca Central de Luanda

Complexo mesmo, no grande edifício que temos, atendemos aproximadamente 5 mil alunos em três turnos. Aqui a movimentação de pessoas não para nunca! Além do Dom Bosco temos uma segunda escola Dom Bosco, na região dos Trilhos e o que chamamos de Salas Anexas que são mais dez salas espalhadas pelo bairro, atendendo aproximadamente 10 mil pessoas por dia. Ainda temos as creches, que são três, o Ensino de Adultos, a Formação Profissionalizante e a alfabetização de aproximadamente 300 jovens na cadeia “Comarca Central de Luanda”. Ontem estive presente na cadeia para conhecer e conversar com os responsáveis por esta parceria. Pude sentir e viver um pedaço carismático e fundacional de nossa congregação, lembrei-me quando Dom Bosco ao visitar as cadeias de seu tempo percebia o chamado de Deus para trabalhar com a juventude.

Missão Zango

Muitas necessidades há, muito trabalho e poucos recursos, mas há também muitos sonhos e projetos a popular as nossas imaginações, ligados a educação, a Pastoral Juvenil, ao esporte, a cultura e ao desenvolvimento humano e cristão.

A educação é realmente obra do coração (DB), espero em Deus, que este ano seja um ano especial, melhor para todos nós, particularmente para os jovens mais necessitados e guerreiros que o Senhor traz a nossa tão querida presença salesiana.

Que Deus abençoe a todos aqui em Angola, no Brasil e no mundo inteiro. Em Cristo, com Dom Bosco

Pe. William de Lima, Sdb.
Luanda, fevereiro de 2017.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: