Educadores da RSB-Social fecham série de encontros regionais

O Polo São Paulo da Rede Salesiana Brasil de Ação Social – RSB Social realizou, por meio do GT Consolidação da Rede, o Encontro Regional de Educadores nas três regiões que o compõem: Capital, Paulista (que envolve as obras da região central do estado) e Vale do Paraíba. Participaram ao todo cerca de 700 colaboradores.

Vale do Paraíba
No Vale do Paraíba o evento aconteceu no dia 13 de setembro no PROVIM (Programa Vida Melhor), em Lorena, com a participação de educadores, pós-noviços salesianos, membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CREAS (Centro de Referências em Assistência Social), Programa de Medidas Socioeducativas e Observatório de Juventudes, órgãos de Lorena.

O encontro, que durou todo o dia, teve início com café da manhã e celebração eucarística. Dois temas marcaram as reflexões: “Sistema Preventivo e Direitos Humanos”, conduzido pelo diretor da RSB-Social, Pe. Agnaldo Lima, e “Sistema Preventivo na Política”, ministrado pela Ir. Ivone Rezende, FMA.

Capital
Na capital o encontro foi realizado no dia 28 na Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, com a presença de mais de 400 educadores das presenças dos Salesianos de Dom Bosco do Bom Retiro (Instituto Dom Bosco), Itaquera (Obra Social Dom Bosco), Jardim Nordeste (Centro Social Santa Luzia), Lapa (Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco), Campos Elíseos (Creche Coração de Jesus) e a presença salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora, o Recanto da Cruz Grande, localizado na cidade de Itapevi.

Segundo os organizadores, a edição paulistana teve como objetivo foi fortalecer a RSB-Social como um ambiente de educação e evangelização por meio de uma pastoral articulada segundo os princípios do Carisma Salesiano. Para isso o tema trabalhado foi “Obra em Pastoral: o carisma do Bom Pastor”, tendo como palestrante o pároco da paróquia salesiana de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, no Guarujá. Pe. André deixou clara a pedagogia do Bom Pastor e fez uma analogia com a ação do educador que é aquele que conduz, que escuta, que olha as ovelhas, percebe como elas estão e que é desta forma que devemos ser para com nossos educandos sejam eles crianças, adolescentes, jovens ou adultos. E chamou a atenção para a necessidade do olhar e da escuta: “Uma obra em pastoral todos tem olhos, todos escutam… É triste é a obra em que as pessoas não têm essa preocupação em olhar”.

“Foi um tema muito propicio para nossa realidade, uma vez que agimos nas obras sociais e nosso trabalho como educadores sociais vai além de ensinar uma profissão, mas sim de acompanhar esses jovens”, comentou o educador de Logística e membro da Pastoral de Itaquera, Marcos Roberto de Jesus Nunes.

À tarde, cada presença apresentou, de forma criativa, como é trabalhado o carisma salesiano localmente. A animadoras do Polo SP da RSB-Social, Ana Lúcia Batista sobre a organização da Rede e sobre como os GT´s (Articulação Política, Consolidação da Rede e Sustentabilidade) vêm se articulando. O encontro foi encerrado com a bênção do Pe. Rosalvino Viñayo, vice-diretor e um dos fundadores da obra de Itaquera.

“Gostaria de dizer que este encontro entre todas as obras foi muito bom e proveitoso. Proporcionou entrar ainda mais na mística do ‘ser salesiano’ e também consegui compreender ainda mais a respeito da minha missão de educador social e do meu trabalho entre as crianças e adolescentes, que na verdade não é apenas um trabalho e sim o sentido para nosso levantar de todos os dias”, afirmou o educador Felipe Felix, do CCA (Centro da Criança e do Adolescente) vinculado ao Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, da Lapa.

Paulista

No mesmo dia 28, no Núcleo Dom Bosco da Obra Social São João Bosco, em Campinas, aconteceu o encontro da Região Paulista, abordando a organização da Rede e a pedagogia de Dom Bosco. Cerca de 150 colaboradores de obras sociais salesianas da Região Paulista – que abrange Americana (Casa de Dom Bosco), Araraquara (Lar Juvenil Araraquarense Domingos Sávio), Araras (Oratório São Luiz), Campinas (Obra Social São João Bosco) e São Carlos (Salesianos São Carlos) participaram do evento que teve como tema “O DNA Salesiano: nos passos do Bom Pastor” e puderam se colocar em unidade com outras casas e diferentes experiências.

Pela manhã, Ana Lúcia Batista, gestora do Polo São Paulo da RSB-Social, falou aos colaboradores sobre a organização da Rede Salesiana Brasil, fazendo uma reflexão sobre a unidade das presenças e explicando melhor o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos quatro anos, além de citar os GTs e suas articulações particulares.

O grupo ainda pode assistir a uma participação especial das crianças do Centro Educacional Infantil Professor Darcy Ribeiro, que é administrado pela Obra Social São João Bosco, de Campinas. As crianças apresentaram uma dança coreografada pelas monitoras.

Padre Rafael Galvão, coordenador de Pastoral do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, abordou o tema do encontro, deixando claro que a espiritualidade juvenil salesiana tem sua maneira de ser e foi feita para a juventude. O padre lembrou que um bom pastor deve guiar o seu rebanho, não se deixar arrastar pelo desânimo e pelo pessimismo e convidou os educadores a olharem para suas ovelhas, escutá-las e entender suas realidades atuais, colocando os educadores no lugar do Bom Pastor. “O jovem quer uma Igreja relacional, amiga e próxima”, disse o padre, que ainda citou a frase de Dom Bosco: “Ganhai o coração dos jovens por meio do amor”.

Após as orientações, os educadores foram divididos em grupo para que pudessem discutir as atitudes pedagógicas entre as casas e, depois, socializaram as ideias e reflexões na plenária.

À tarde, os colaboradores puderam conhecer o Parque Municipal Dom Bosco, que recebeu este nome em homenagem aos salesianos da presença social de Campinas, e caminharam até a Paróquia Dom Bosco, conhecendo um pouco do bairro, das unidades da Obra Social São João Bosco e da história da instituição no local. Na paróquia, houve um momento de espiritualidade e o encerramento com um café.

Os jovens líderes do Núcleo Dom Bosco, local que recebeu o encontro, ajudaram na realização do mesmo, acolhendo os participantes que chegavam e orientando-os no local e na ida até a paróquia. Foi um momento de interação entre as casas e também entre as realidades.

Anderson Bueno, Mariana Ignácio e Wanessa Andréa da Silva Vieira

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: