A criatura vai em busca do repouso e da paz! “Para o salesiano, a morte é iluminada pela esperança de entrar na alegria do seu Senhor.” (C.54)
Tomados pelos sentimentos da dor e da esperança, comunicamos que na madrugada de terça feira, 22 de janeiro, na residência da comunidade salesiana do Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, SP, veio a óbito, após longo período de enfermidade, o nosso querido irmão Antônio Testoni, 89 anos.
O seu corpo foi velado na Capela da Escola Salesiana São José, Av. Almeida Garret, 267 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas -SP. A Eucaristia Exequial aconteceu às 14h30, seguida do sepultamento no jazigo dos Salesianos no Cemitério da Saudade, Praça Voluntários de 32, s/n, Swift, Campinas-SP.
Ir. Testoni nasceu em Rio do Sul – SC, em 6 agosto de 1929. Entrou pela primeira vez na casa salesiana no aspirantado de Ascurra – SC, em 1943. Depois, de 1944 a 1948 completou seus estudos em Lavrinhas – SP que também era aspirantado. Fez o noviciado em Pindamonhangaba em 1949 e a sua primeira profissão religiosa trienal no dia 31 de janeiro de 1950.
Depois começou o seu longo caminho de sapateiro, mestre nesta profissão para os alunos, aspirantes a coadjutores em 1952 no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, e de 1954 até 1956 na Escola Salesina São José, em Campinas. Percorreu um caminho no economato das casas salesianas em Lorena, Pio XI, Pindamonhangaba e Lavrinhas. Em 1975 participou do Convênio Mundial dos Irmãos Coadjutores, de agosto e setembro em Roma, na Casa Geral, com o tema “cuidar e promover a vocação do Salesiano Coadjutor”. Na Guatemala, no Estudantado Teológico, fez o Curso de Formação Permanente para os Salesianos Coadjutores.
De volta à Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, sua vida continua como diretor do oratório, conselheiro e ecônomo em Campinas, na Escola Salesiana São José. Em 2016 foi para o aspirantado de Pindamonhangaba quando ficou gravemente doente. Era amigo dos aspirantes e os aspirantes o queriam como amigo. Homem do trabalho, da foice, da enxada, do rastelo, do trator, dos animais domésticos, da horta, da Eucaristia, do terço à Nossa Senhora, da presença pedagógica entre os seus destinatários até a morte.
Deus, Maria Auxiliadora e Dom Bosco o recompense pelo seu testemunho de vida. Enquanto rezamos pelo descanso eterno deste nosso querido irmão Antônio Testoni, suplicamos aos céus, a imensa misericórdia para com a sua vida que agora “volta para a casa do Pai”.