Feira Gastronômica com Jovens Aprendizes Salesianos do Alto de Pinheiros

No dia 30 de agosto, o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco promoveu a Feira Gastronômica com produção geral dos Jovens Aprendizes Salesianos. Com o objetivo de atrair a atenção para a diversidade da culinária brasileira e de outros lugares do mundo, os alunos foram incentivados a se inspirarem na sua própria descendência familiar para a elaboração de comidas típicas.

Foram criados pratos das regiões norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste, além da culinária Argentina, Bolívia, Portugal e Itália. A variedade foi grande. Entre as variedades de pratos salgados, os visitantes saborearam diversos tipos de massa e salgados, pastel de Belém, sushi, carnes, baião de dois e tapioca. No setor de doces foram servidos bolo de rolo, típico do Pernambuco, bolo de tapioca, brigadeiro, entre outras delícias.

Marcaram presença na Feira Gastronômica representantes de empresas que apoiam o trabalho desenvolvido com os jovens, entre elas, Zap Imóveis, FIAP, Vanucci, Colégio Salesiano Santa Teresinha e Unisal. Na ocasião, além de experimentarem os pratos elaborados pelos jovens, também conheceram ou revisitaram as instalações onde são realizados os cursos profissionalizantes, conversaram com os educadores e tiveram acesso direto com os jovens.

Segundo Diego Bernardes, diretor do Programa Jovem Aprendiz Salesiano Alto de Pinheiros, é muito importante que os jovens sejam estimulados a mostrarem seus talentos e, desta forma, possam alcançar o empoderamento. “A abordagem interdisciplinar desses conceitos permite flexibilidade na organização do curso sem perder o carisma Salesiano de Dom Bosco, trabalhando de forma eficaz o empoderamento juvenil, traçando um caminho de crescimento social e humano, formando bons cristãos e honestos cidadãos, como defendia Dom Bosco”, ressalta Diego. “Tal definição de empoderamento é próxima da noção de autonomia, pois se refere à capacidade de os indivíduos e grupos decidirem sobre as questões que lhes dizem respeito”.

A Feira Gastronômica, além de estimular a criatividade, o entrosamento entre os jovens e o despertar de talentos, também é uma vitrine para divulgar o Jovem Aprendiz Salesiano do Alto de Pinheiros. Atualmente o Programa conta com 70 jovens e tem como diferencial a formação técnica e humana de no mínimo um ano de curso profissionalizante. “Quando contratado em uma empresa, o Jovem Aprendiz tem condições de aplicar os conhecimentos adquiridos na formação teórica e desenvolver seu aprendizado com a prática, com a orientação do seu educador corporativo e a contribuição dos colegas de trabalho”, enfatiza Diego.

Vanusa Santos – Paradigma Assessoria de Comunicação

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: