Foco, Força e Fé: gincana do INSA atualiza fundamentos do Sistema Preventivo

Aconteceu na sexta-feira, 7 de outubro, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Cruzeiro, a Gincana Cultural. Neste ano a gincana teve por lema: “Foco, Força e Fé”. O lema foi composto pelo nome das três equipes: “Foco” e “Força”, compostas por alunos, e, “Fé” equipe que reunia os organizadores da e os educadores.

“Foco, Força e Fé”, o lema da gincana e nome das equipes, atualizaram para nós os três fundamentos do Sistema Educativo Salesiano: “Razão, Amorevolezza e Religião”. De modo, nossa reflexão estava na pessoa, um todo convidado ao conhecimento de si: Mente, a dimensão do intelecto; Corpo, os sentidos e a dimensão física; e, Espírito, a dimensão espiritual e transcendente.

A abertura deu-se com um teatro apresentado pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Na peça, Dom Bosco está no pátio e convida dois meninos para um desafio. São dois jovens com temperamentos bem diferentes, mas líderes entre seus colegas. Tendo o desafio em mãos, cada jovem vai para o seu lado e ambos têm dificuldade em resolver o problema. Cada qual ao seu modo.

Então, Dom Bosco, após ver a dificuldade deles, os reúne e pede que juntos resolvam o problema. Assim, eles têm êxito! Voltam a Dom Bosco e este reflete com eles: “Um age com foco, outro age com força. Um não teve dificuldade em concentrar-se e planejar como cumprir com sua tarefa. O outro, por sua vez, não teve dificuldade hábil e logo saiu em tentativa. Mas, aos dois faltou a fé, o sair de si e ir em busca do outro. Quando buscaram a fé, no encontro e no diálogo, conseguiram vencer o desafio”.

A breve e bela peça deu o tom do dia. A gincana correu bem, com o bom envolvimento de todos e o respeito entre as equipes. Muitas foram as provas, desde o conhecimento geral até as inúmeras expressões artísticas no teatro, na música etc., além, de arrecadação de brinquedos.

Muitas provas envolviam os pais, ex-alunos e educadores. De modo, a gincana é uma festa para toda a comunidade educativa. Houve também o MegaChef, com as equipes indo à cozinha para por a mão na massa e o FlashMob na praça próxima ao colégio.

Muitas atividades despertaram, junto da criatividade, a consciência ecológica, sobretudo, com a reciclagem de materiais. Outra referência foi dada às personagens da literatura infanto-juvenil e do folclore nacional, motivando a memória e o resgate dos valores contidos nessas ricas histórias da nossa cultura.

A equipe vencedora nesse ano foi a “Força”, mas com certeza, todos carregam um pouco de vitória.

É bonito ver como os alunos participam bem. É o segundo ano que acompanho a Gincana e eles sabem fazer acontecer. São criativos e talentosos. É bom vê-los protagonistas de tanta coisa boa, expressando-se por meio da música, do teatro e aí por diante. Como salesiano e educador, acompanhar isto é realizador e edificante.

S. Magno Fonzar Albuquerque – Coordenador de Pastoral

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: