Instituto Dom Bosco rumo aos 100 anos

No dia 3 de abril, o Instituto Dom Bosco, que possui núcleos nos bairros do Bom Retiro e Vila Paulistana, na capital paulista, iniciou oficialmente a contagem regressiva para o seu centenário. A abertura iniciou de forma especial e tradicional com a celebração eucarística presidida pelo Inspetor Salesiano de São Paulo, Pe. Justo Ernesto Piccinini, que contou com a presença dos educandos da obra de ambos os núcleos, parceiros, colaboradores, voluntários e imprensa.

Após a missa, no período da manhã, parceiros e seus representantes como Lorenzetti, Cummins, Colégio Salesiano Santa Teresinha, entre outros, ex-alunos e salesianos foram convidados para um café de abertura. Iniciando o momento os presentes assistiram a retrospectiva da casa, representada através de depoimentos e fotos históricas, como da primeira turma de Mecânica Industrial de 1919, curso que existe até os dias de hoje no Instituto. Na sequência, o Diretor Presidente da Obra, Pe. Hélio Espinula, iniciou agradecendo os presentes e explicando sobre o Jequitiba, árvore que representa bodas de 100 anos. Duas mudas da árvore escolhida para representar o centenário, foram plantadas no dia 19 de março, dia do aniversário do instituto. (Saiba como foi o dia 19 de março – Aniversário do Instituto). Em continuidade ao momento, Lucas Silva, responsável pelo Relacionamento Institucional, apresentou os resultados da obra no ano de 2017.

Ainda na parte da manhã, Renata Seabra, ex-diretora do Pacto Global da ONU, apresentou o estudo de impacto causado pelo IDB, seguindo a agenda 2030 da ONU. Como encerramento foi proposto um café festivo, com o intuito de esclarecer dúvidas, estreitar os laços com os presentes, além de recordar alguns momentos desses 99 anos.

Enquanto esses eventos aconteciam, em paralelo, os educandos participavam de atividades esportivas como jogos de mesa, futebol, vôlei, zumba, além das atividades lúdicas como pintura no rosto, escultura com balões, entre outras dinâmicas. O almoço do dia também foi diferente, ambos os períodos puderam degustar a pizza caseira das meninas da cozinha. Falando em coisa boa, no final de cada período, manhã e tarde, após as atividades os educandos do CCA PROVIM e CEDESP, celebrando a Páscoa, o renascimento e as comemorações do centenário, receberam barras de chocolate e ovos de páscoa.

“É um dia de festa e alegria, mas não podemos esquecer que neste dia assumimos uma missão, não só de lembrar os benefícios promovidos pela instituição nestes 99 anos, mas também como vamos projetar um futuro ainda mais próspero, impactando socialmente nossas crianças, jovens, adultos, suas famílias e sociedade como um todo”, concluiu Lucas Silva, responsável pelo Relacionamento Institucional do IDB.

Fabiana Santello – Comunicação Social – Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: